Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rengifo-Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Santos, Vanessa Carla Barros dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T18:06:00Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T18:06:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vanessa Carla Barros dos. O desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças em um centro de educação infantil do campo no Distrito Federal. 2023. xii, 273 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46726 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo descrever as mudanças nos indicadores de
consciência fonêmica de crianças do 2º período da Educação Infantil do
campo, a partir de atividades de literacia emergente que envolve o uso de jogo
da memória de letra-figura-objeto. Apresenta, assim, um mapeamento teórico
acerca do papel da materialidade nos processos de literacia emergente sob a
perspectiva dos estudos da Pragmática do Objeto, que defende que os objetos
integram os sistemas semióticos e oferecem oportunidades para agir sobre
eles, sendo especialmente relevante considerar a triadicidade (adulto-criançaobjeto) como unidade de análise para compreender o desenvolvimento e a
cognição na Primeira Infância. À luz da Teoria Conexionista de Fases destaca
a relevância das intervenções explícitas de consciência fonêmica nas práticas
de literacia emergente. Trata-se de uma pesquisa não experimental, descritiva
exploratória realizada em um Centro de Educação Infantil localizado na zona
rural do Distrito Federal. Traz como proposta metodológica a análise
microgenética de episódios de videogravação das interações triádicas
observadas nas práticas de literacia emergente com o uso do jogo da memória
de letra-figura-objeto. Pretende contribuir para abrir novos espaços de
discussão sobre a relevância da materialidade nas práticas de Educação
Infantil a partir do planejamento de atividades de atividades de literacia
emergente focadas no desenvolvimento da consciência fonêmica em situações
de interação triádica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças em um centro de educação infantil do campo no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas de letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to describe the changes in phonemic awareness indicators
in 2nd-period kindergarten children in the countryside, from emergent literacy
activities involving the use of letter-figure-object memory games. It presents,
thus, a theoretical mapping about the role of materiality in emergent literacy
processes from the perspective of Object Pragmatics studies, which argues that
objects integrate semiotic systems and offer opportunities to act on them,
being especially relevant to consider the triadicity (adult-child-object) as a unit
of analysis to understand development and cognition in Early Childhood. In
light of Connectionist Phase Theory, it highlights the relevance of explicit
phonemic awareness interventions in emergent literacy practices. This is a
non-experimental, descriptive exploratory research carried out in an Early
Childhood Education Center located in the rural area of the Federal District.
Its methodological proposal is the micro genetic analysis of videotaped
episodes of triadic interactions observed in emergent literacy practices using
the letter-figure-object memory game. It intends to contribute to opening new
spaces for discussion about the relevance of materiality in Kindergarten
practices from the planning of emergent literacy activities focused on the
development of phonemic awareness in triadic interaction situations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|