http://repositorio.unb.br/handle/10482/46340
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2022_MarceloCarmozini.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O migrante chegou à escola : identidades e representações sociais no seu acolhimento linguístico |
Authors: | Carmozini, Marcelo |
metadata.dc.contributor.email: | carmozini@gmail.com |
Orientador(es):: | Conceição, Mariney Pereira |
Coorientador(es):: | Souza, Ana Beatriz Barbosa de |
Assunto:: | Migrantes internacionais Identidades Representações sociais Linguística de acolhimento Interculturalidade |
Issue Date: | 16-Aug-2023 |
Data de defesa:: | 2-Dec-2022 |
Citation: | CARMOZINI, Marcelo. O migrante chegou à escola: identidades e representações sociais no seu acolhimento linguístico. 2022. 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender o fenômeno do acolhimento linguístico aos migrantes internacionais dentro do espaço escolar de uma escola pública de Brasília, Distrito Federal. Para isso, apoiou-se nas teorias das Representações Sociais, (JODELET, 1989; JOVECHELOVITCH, 2013; MOSCOVICI, 2012), assim como seu impacto nas identidades emergentes no contexto dessa política linguística de cunho crítico (TOLLEFSON, 1991), com a finalidade de pensar sobre os contornos teóricos necessários para o desenvolvimento de políticas linguísticas de acolhimento em outros contextos educacionais. Nesse sentido, são analisados documentos nacionais e internacionais que versam sobre o tema do estudante migrante, em busca de Representações Sociais (RS) e marcas identitárias acerca do migrante internacional, evidenciadas nesses documentos no que se refere à sua inclusão, afetando, portanto, suas identidades. De acordo com Norton (2000), a pesquisa educacional pode beneficiar-se quando almeja a mudança social. Portanto, além de documentos, o estudo teve ainda como objetivo trazer a voz dos participantes, buscando RS e possíveis marcas identitárias acerca da migração e do acolhimento dos próprios alunos migrantes inseridos no contexto, assim como RS de seus educadores que promoveram o acolhimento, buscando traçar uma reflexão acerca das práticas de acolhimento para a inclusão de migrantes na SEEDF. O estudo se configura como um estudo de caso, tendo como contexto de investigação o Centro Interescolar de Línguas do Guará, escola vinculada à rede pública da SEEDF, por meio do seu projeto de acolhimento linguístico intitulado Bem-Vindos ao DF. Os instrumentos empregados para a geração de dados incluíram a análise documental, os questionários digitais, as entrevistas semiestruturadas, as narrativas, a observação participante e as notas de campo do pesquisador. Os dados demonstram a necessidade da construção de uma política linguística de acolhimento para promover a inclusão social desses indivíduos inseridos no espaço da escola pública, considerando-se, pois, que o deslocamento migratório e a realocação podem exercer impactos diversos na construção das identidades, impondo aos migrantes internacionais, dificuldades coercitivas típicas de um fato social (DURKHEIM,1982), como a nova cultura, a nova língua, e a luta pela sobrevivência, potencializados pelas rupturas e crises identitárias típicas do cenário contemporâneo (HALL, 1997). Além disso, dada a natureza ideológica das RS devido à sua natureza linguística, os resultados do estudo revelam marcas identitárias de posicionamento social sofridos por esses indivíduos, caracterizadas por violências simbólicas que potencializam as dificuldades enfrentadas pelos alunos migrantes em seu processo de migração. O trabalho traz contribuições para a reflexão acerca do papel da linguagem como facilitador do processo de inclusão e sobre o papel da escola enquanto protagonista da adoção da política linguística de acolhimento em seu espaço a fim de promover a educação inclusiva dos migrantes por meio de ações concretas que reconheçam as identidades e as diferenças (SILVA, 2014), e, consequentemente, o respeito à diversidade humana. |
Abstract: | This research aims to understand the process of the linguistic welcoming to international migrants in the space of a public school of the Secretary of Education in Brasilia, Distrito Federal. To do so, it counted on theories of Social Representations (JODELET, 1989; JOVECHELOVITCH, 2013; MOSCOVICI, 2012), as well as on their impact on the emerging identities found in the context of such a Critical Linguistic Policy (TOLLEFSON, 1991), in order to think about theoretical approaches for the development of such welcoming linguistic policies in other educational spaces. For that matter, this study analyzes national and international documents, which approach the subject of the international migrants, in order to find Social Representations (RS) and identity marks about these international students presented in those documents concerning their inclusion, thus, affecting their identities. According to Norton, (2000), educational research can benefit itself when it aims at social change. Therefore, besides documents, this study aimed to bring the voices of the participants themselves to find Social Representations and possible identity marks from those migrant students in that context, concerning their migration and welcoming experience. Likewise, it collected Social Representations from their educators in the context of that language policy, in order to reflect upon the practices of linguistic inclusion of such students in the public schools of Brasilia. This study is a case study contextualized in a state school, a language center in Brasilia, named Centro Interescolar de Línguas do Guará, connected to the public school system of the local Secretary of Education, precisely in the context of their welcoming linguistic policy called Bem-Vindos ao Distrito Federal. (Welcome to the Federal District). The instruments for data generation included document analysis, online questionnaires, semi structured interviews, narratives, participant observations and field notes. Data have pointed the need of the construction of a language policy to promote the social inclusion of such individuals in the public school system, for the migratory dislocation and reallocation may result in several impacts on the construction of their identities. In order words, migration and reallocation can impose on them some coercive difficulties, typical of a social factor described by Durkheim (1982), such as the new culture, the new language, and the fight for their survival - intensified by the current crises of identities in the contemporary era, pointed by Hall (1997). Moreover, given the ideological nature of Social Representation due to its linguistic nature, some data can reveal identity marks of social positioning and symbolic violence in their narratives. Such Social Representations showed that those international migrants in their narrated stories have faced certain difficulties. This thesis contributes for the reflection on the role of language as a facilitator for the inclusion and the role of the school system as an agent to welcome linguistically those students, by promoting an inclusive education based on concrete actions that recognize plural identities and their differences, (SILVA, 2014), thus, resulting in respect for the human diversity. |
Resumen: | Este trabajo tiene como objetivo comprender el proceso de acogida lingüística de los migrantes internacionales en una escuela de la red de educación pública del Distrito Federal. Con este fin, se apoyó en las teorías de las Representaciones Sociales (JODELET, 1989; JOVECHELOVITCH, 2013; MOSCOVICI, 2012) y sus posibles impactos en las identidades emergentes en la política lingüística de acogida, de cuño crítico (TOLLEFSON, 1991), con el objetivo de pensar sobre los contornos teóricos necesarios para el desarrollo de políticas lingüísticas de acogida a los migrantes en otros contextos educacionales. En ese sentido, fueran analizados algunos documentos internacionales y nacionales que abordan la inclusión de los migrantes internacionales, en busca de Representaciones Sociales y de posibles marcas de identidad sobre el proceso de migración y acogida, bien como sus impactos en las identidades de los estudiantes migrantes. Según Norton (2000), la pesquisa educativa se beneficia cuando tiene como objetivo la inclusión social También analizamos, en esta investigación, las Representaciones Sociales y las marcas de identidad presentes en los discursos de estos alumnos, así como de las educadoras en el contexto, sobre la migración y la acogida lingüística y su inclusión, para hacer una reflexión sobre el proceso de acogida de los migrantes en la red pública de educación de Brasilia. El estudio se configura como un estudio de caso, teniendo como contexto de investigación el Centro Interescolar de Línguas do Guará, escuela de la red pública de la Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a través de su proyecto de acogida lingüística que se llama Bem-Vindos ao DF. Los datos han sido generados a partir del análisis documental, los cuestionarios digitales, las entrevistas semiestructuradas, las narraciones, la observación participante y las notas de campo del investigador. Los datos muestran la importancia de la construcción de una política lingüística de acogida para promover la inclusión social de estos individuos insertados en el espacio escolar, considerando que el desplazamiento migratorio y la reubicación pueden tener diferentes impactos en la construcción de las identidades, imponiendo a los migrantes internacionales dificultades coercitivas propias de un hecho social (DURKHEIM, 1982), como la nueva cultura, la nueva lengua, la lucha por la supervivencia, potenciada por rupturas y crisis de las identidades, propias del escenario contemporáneo (HALL, 1997). Además, dado el carácter ideológico de las Representaciones Sociales por su naturaleza lingüística, los datos que surgen de los discursos de los participantes de este estudio también señalan marcas identidades de posicionamiento social que sufren estos individuos, caracterizando la violencia simbólica en las narrativas que muestran las Representaciones Sociales que intensifican las dificultades que enfrentan los estudiantes migrantes. El trabajo ofrece aportaciones a la reflexión sobre el papel de la lengua como facilitadora del proceso de inclusión y sobre el papel de la escuela como protagonista de la adopción de la política lingüística de acogida en su espacio, para promover la educación inclusiva de los migrantes a través de acciones concretas que reconozcan las identidades y las diferencias (SILVA, 2014) y, en consecuencia, el respeto a la diversidad humana. |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. |
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