Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Conceição, Mariney Pereira | - |
dc.contributor.author | Carmozini, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T23:29:08Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T23:29:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.citation | CARMOZINI, Marcelo. O migrante chegou à escola: identidades e representações sociais no seu acolhimento linguístico. 2022. 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46340 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo compreender o fenômeno do acolhimento linguístico aos
migrantes internacionais dentro do espaço escolar de uma escola pública de Brasília, Distrito
Federal. Para isso, apoiou-se nas teorias das Representações Sociais, (JODELET, 1989;
JOVECHELOVITCH, 2013; MOSCOVICI, 2012), assim como seu impacto nas identidades
emergentes no contexto dessa política linguística de cunho crítico (TOLLEFSON, 1991), com
a finalidade de pensar sobre os contornos teóricos necessários para o desenvolvimento de
políticas linguísticas de acolhimento em outros contextos educacionais. Nesse sentido, são
analisados documentos nacionais e internacionais que versam sobre o tema do estudante
migrante, em busca de Representações Sociais (RS) e marcas identitárias acerca do migrante
internacional, evidenciadas nesses documentos no que se refere à sua inclusão, afetando,
portanto, suas identidades. De acordo com Norton (2000), a pesquisa educacional pode
beneficiar-se quando almeja a mudança social. Portanto, além de documentos, o estudo teve
ainda como objetivo trazer a voz dos participantes, buscando RS e possíveis marcas identitárias
acerca da migração e do acolhimento dos próprios alunos migrantes inseridos no contexto,
assim como RS de seus educadores que promoveram o acolhimento, buscando traçar uma
reflexão acerca das práticas de acolhimento para a inclusão de migrantes na SEEDF. O estudo
se configura como um estudo de caso, tendo como contexto de investigação o Centro
Interescolar de Línguas do Guará, escola vinculada à rede pública da SEEDF, por meio do seu
projeto de acolhimento linguístico intitulado Bem-Vindos ao DF. Os instrumentos empregados
para a geração de dados incluíram a análise documental, os questionários digitais, as entrevistas
semiestruturadas, as narrativas, a observação participante e as notas de campo do pesquisador.
Os dados demonstram a necessidade da construção de uma política linguística de acolhimento
para promover a inclusão social desses indivíduos inseridos no espaço da escola pública,
considerando-se, pois, que o deslocamento migratório e a realocação podem exercer impactos
diversos na construção das identidades, impondo aos migrantes internacionais, dificuldades
coercitivas típicas de um fato social (DURKHEIM,1982), como a nova cultura, a nova língua,
e a luta pela sobrevivência, potencializados pelas rupturas e crises identitárias típicas do cenário
contemporâneo (HALL, 1997). Além disso, dada a natureza ideológica das RS devido à sua
natureza linguística, os resultados do estudo revelam marcas identitárias de posicionamento
social sofridos por esses indivíduos, caracterizadas por violências simbólicas que potencializam
as dificuldades enfrentadas pelos alunos migrantes em seu processo de migração. O trabalho
traz contribuições para a reflexão acerca do papel da linguagem como facilitador do processo
de inclusão e sobre o papel da escola enquanto protagonista da adoção da política linguística de
acolhimento em seu espaço a fim de promover a educação inclusiva dos migrantes por meio de
ações concretas que reconheçam as identidades e as diferenças (SILVA, 2014), e,
consequentemente, o respeito à diversidade humana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O migrante chegou à escola : identidades e representações sociais no seu acolhimento linguístico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migrantes internacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística de acolhimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Souza, Ana Beatriz Barbosa de | - |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand the process of the linguistic welcoming to international
migrants in the space of a public school of the Secretary of Education in Brasilia, Distrito
Federal. To do so, it counted on theories of Social Representations (JODELET, 1989;
JOVECHELOVITCH, 2013; MOSCOVICI, 2012), as well as on their impact on the emerging
identities found in the context of such a Critical Linguistic Policy (TOLLEFSON, 1991), in
order to think about theoretical approaches for the development of such welcoming linguistic
policies in other educational spaces. For that matter, this study analyzes national and
international documents, which approach the subject of the international migrants, in order to
find Social Representations (RS) and identity marks about these international students
presented in those documents concerning their inclusion, thus, affecting their identities.
According to Norton, (2000), educational research can benefit itself when it aims at social
change. Therefore, besides documents, this study aimed to bring the voices of the participants
themselves to find Social Representations and possible identity marks from those migrant
students in that context, concerning their migration and welcoming experience. Likewise, it
collected Social Representations from their educators in the context of that language policy, in
order to reflect upon the practices of linguistic inclusion of such students in the public schools
of Brasilia. This study is a case study contextualized in a state school, a language center in
Brasilia, named Centro Interescolar de Línguas do Guará, connected to the public school
system of the local Secretary of Education, precisely in the context of their welcoming linguistic
policy called Bem-Vindos ao Distrito Federal. (Welcome to the Federal District). The
instruments for data generation included document analysis, online questionnaires, semi
structured interviews, narratives, participant observations and field notes. Data have pointed
the need of the construction of a language policy to promote the social inclusion of such
individuals in the public school system, for the migratory dislocation and reallocation may
result in several impacts on the construction of their identities. In order words, migration and
reallocation can impose on them some coercive difficulties, typical of a social factor described
by Durkheim (1982), such as the new culture, the new language, and the fight for their survival
- intensified by the current crises of identities in the contemporary era, pointed by Hall (1997).
Moreover, given the ideological nature of Social Representation due to its linguistic nature,
some data can reveal identity marks of social positioning and symbolic violence in their
narratives. Such Social Representations showed that those international migrants in their
narrated stories have faced certain difficulties. This thesis contributes for the reflection on the
role of language as a facilitator for the inclusion and the role of the school system as an agent
to welcome linguistically those students, by promoting an inclusive education based on concrete
actions that recognize plural identities and their differences, (SILVA, 2014), thus, resulting in
respect for the human diversity. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo tiene como objetivo comprender el proceso de acogida lingüística de los migrantes
internacionales en una escuela de la red de educación pública del Distrito Federal. Con este fin,
se apoyó en las teorías de las Representaciones Sociales (JODELET, 1989;
JOVECHELOVITCH, 2013; MOSCOVICI, 2012) y sus posibles impactos en las identidades
emergentes en la política lingüística de acogida, de cuño crítico (TOLLEFSON, 1991), con el
objetivo de pensar sobre los contornos teóricos necesarios para el desarrollo de políticas
lingüísticas de acogida a los migrantes en otros contextos educacionales. En ese sentido, fueran
analizados algunos documentos internacionales y nacionales que abordan la inclusión de los
migrantes internacionales, en busca de Representaciones Sociales y de posibles marcas de
identidad sobre el proceso de migración y acogida, bien como sus impactos en las identidades
de los estudiantes migrantes. Según Norton (2000), la pesquisa educativa se beneficia cuando
tiene como objetivo la inclusión social También analizamos, en esta investigación, las
Representaciones Sociales y las marcas de identidad presentes en los discursos de estos
alumnos, así como de las educadoras en el contexto, sobre la migración y la acogida lingüística
y su inclusión, para hacer una reflexión sobre el proceso de acogida de los migrantes en la red
pública de educación de Brasilia. El estudio se configura como un estudio de caso, teniendo
como contexto de investigación el Centro Interescolar de Línguas do Guará, escuela de la red
pública de la Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a través de su proyecto de
acogida lingüística que se llama Bem-Vindos ao DF. Los datos han sido generados a partir del
análisis documental, los cuestionarios digitales, las entrevistas semiestructuradas, las
narraciones, la observación participante y las notas de campo del investigador. Los datos
muestran la importancia de la construcción de una política lingüística de acogida para promover
la inclusión social de estos individuos insertados en el espacio escolar, considerando que el
desplazamiento migratorio y la reubicación pueden tener diferentes impactos en la construcción
de las identidades, imponiendo a los migrantes internacionales dificultades coercitivas propias
de un hecho social (DURKHEIM, 1982), como la nueva cultura, la nueva lengua, la lucha por
la supervivencia, potenciada por rupturas y crisis de las identidades, propias del escenario
contemporáneo (HALL, 1997). Además, dado el carácter ideológico de las Representaciones
Sociales por su naturaleza lingüística, los datos que surgen de los discursos de los participantes
de este estudio también señalan marcas identidades de posicionamiento social que sufren estos
individuos, caracterizando la violencia simbólica en las narrativas que muestran las
Representaciones Sociales que intensifican las dificultades que enfrentan los estudiantes
migrantes. El trabajo ofrece aportaciones a la reflexión sobre el papel de la lengua como
facilitadora del proceso de inclusión y sobre el papel de la escuela como protagonista de la
adopción de la política lingüística de acogida en su espacio, para promover la educación
inclusiva de los migrantes a través de acciones concretas que reconozcan las identidades y las
diferencias (SILVA, 2014) y, en consecuencia, el respeto a la diversidad humana. | pt_BR |
dc.contributor.email | carmozini@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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