http://repositorio.unb.br/handle/10482/46325
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_RodrigoZoletPereira.pdf | 17,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A modernização do Baião : aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos |
Autor(es): | Pereira, Rodrigo Zolet |
E-mail do autor: | rodrigo.zoletp@gmail.com |
Orientador(es): | Mendes, Sérgio Nogueira |
Assunto: | Música popular - Brasil Baião - música Música - análise, apreciação Dominguinhos, 1941-2013 - crítica e interpretação |
Data de publicação: | 15-Ago-2023 |
Data de defesa: | 26-Jan-2023 |
Referência: | PEREIRA, Rodrigo Zolet. A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos. 2021. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 20223. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar elementos constitutivos da obra de José Domingos de Moraes (Dominguinhos) (1942-2013), acordeonista e compositor brasileiro, natural de Garanhuns-PE. Pautado em uma metodologia de abordagem técnico-musical, o estudo contou com uma coleta de dados na forma de transcrições de solos improvisados, partituras de obras do compositor e análises de registros fonográficos. A análise desses dados teve como referência teórica autores como Almir Cortes Barreto (2012), que abordou a análise da música popular, mais especificamente os elementos do baião, do frevo e do choro, e adaptou a teoria de análise da jazz theory, de Kenny e Gellrich (2002), para destacar elementos fundamentais da música brasileira em questão. A sistematização desses elementos contribuiu para identificar tais usos na música de Dominguinhos, como na constituição de alguns exemplos melódicos, bem como o conceito de “moldura padrão”, que aborda aspectos formais da música popular brasileira nos gêneros trabalhados. Além dele, Rafael Gonçalves (2017) trabalhou elementos de interação e narratividade na improvisação, com o uso de paráfrases, tradings e a metáfora de “contar uma história” com o improviso. Acácio Tadeu Piedade (2005) contribuiu com o conceito de fricção de musicalidades, utilizado para refletir sobre o processo de hibridização entre gêneros musicais na obra de Dominguinhos. Foi realizada uma catalogação de fraseados, padrões melódicos, padrões de arpejos, dentre outros elementos práticos que exemplificam a maneira de compor de Dominguinhos. Ao evidenciar características de seu estilo, foram traçadas características do idiomatismo do acordeom brasileiro presente em suas obras, bem como foi realizada uma análise de sua carreira, ao destacar elementos marcantes e recorrentes que se desenvolveram em sua trajetória como compositor, intérprete e improvisador. Esses elementos musicais foram explicitados visando contribuir com a elaboração de novas composições musicais, arranjos e métodos didáticos, e principalmente, com os trabalhos que se proponham a trazer a obra de Dominguinhos na forma de material musical prático. |
Abstract: | This research aimed to analyze constitutive elements of the work of José Domingos de Moraes (Dominguinhos) (1942-2013), Brazilian accordionist and composer, born in Garanhuns-PE. Based on a methodology of technical-musical approach, the study relied on data collection in the form of transcriptions of improvised solos, scores of the composer's works and analysis of phonograph records. The analysis of these data had, as theoretical reference, authors such as Almir Cortes Barreto (2012), who approached the analysis of popular music, more specifically the elements of baião, frevo and choro, and adapted Kenny and Gellrich's (2002) jazz theory of analysis to highlight fundamental elements of the Brazilian music in question. The systematization of these elements contributed to identify such uses in Dominguinhos' music, as in the constitution of some melodic examples, as well as the concept of "standard frame," which addresses formal aspects of Brazilian popular music in the genres worked on. Besides him, Rafael Gonçalves (2017) worked on elements of interaction and narrativity in improvisation, with the use of paraphrases, tradings, and the metaphor of "telling a story" with improvisation. Acácio Tadeu Piedade (2005) contributed the concept of friction of musicalities, used to reflect on the hybridization process between musical genres in Dominguinhos' work. A catalog of phrasing, melodic patterns, arpeggio patterns, and other practical elements that exemplify Dominguinhos' compositional style were catalogued. By highlighting characteristics of his style, the idiomatic characteristics of the Brazilian accordion present in his works were outlined, as well as an analysis of his career was performed, by highlighting remarkable and recurrent elements that developed in his career as a composer, performer and improviser. From there, these musical elements were made explicit to contribute to various works, such as musical compositions, arrangements and didactic methods that can bring Dominguinhos' work in the form of practical musical material. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.