Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Sérgio Nogueira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rodrigo Zolet | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T22:26:06Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15T22:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-26 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Rodrigo Zolet. A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos. 2021. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 20223. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46325 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar elementos constitutivos da obra de José Domingos
de Moraes (Dominguinhos) (1942-2013), acordeonista e compositor brasileiro, natural de
Garanhuns-PE. Pautado em uma metodologia de abordagem técnico-musical, o estudo contou
com uma coleta de dados na forma de transcrições de solos improvisados, partituras de obras
do compositor e análises de registros fonográficos. A análise desses dados teve como
referência teórica autores como Almir Cortes Barreto (2012), que abordou a análise da música
popular, mais especificamente os elementos do baião, do frevo e do choro, e adaptou a teoria
de análise da jazz theory, de Kenny e Gellrich (2002), para destacar elementos fundamentais
da música brasileira em questão. A sistematização desses elementos contribuiu para
identificar tais usos na música de Dominguinhos, como na constituição de alguns exemplos
melódicos, bem como o conceito de “moldura padrão”, que aborda aspectos formais da
música popular brasileira nos gêneros trabalhados. Além dele, Rafael Gonçalves (2017)
trabalhou elementos de interação e narratividade na improvisação, com o uso de paráfrases,
tradings e a metáfora de “contar uma história” com o improviso. Acácio Tadeu Piedade
(2005) contribuiu com o conceito de fricção de musicalidades, utilizado para refletir sobre o
processo de hibridização entre gêneros musicais na obra de Dominguinhos. Foi realizada uma
catalogação de fraseados, padrões melódicos, padrões de arpejos, dentre outros elementos
práticos que exemplificam a maneira de compor de Dominguinhos. Ao evidenciar
características de seu estilo, foram traçadas características do idiomatismo do acordeom
brasileiro presente em suas obras, bem como foi realizada uma análise de sua carreira, ao
destacar elementos marcantes e recorrentes que se desenvolveram em sua trajetória como
compositor, intérprete e improvisador. Esses elementos musicais foram explicitados visando
contribuir com a elaboração de novas composições musicais, arranjos e métodos didáticos, e
principalmente, com os trabalhos que se proponham a trazer a obra de Dominguinhos na
forma de material musical prático. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A modernização do Baião : aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baião - música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dominguinhos, 1941-2013 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to analyze constitutive elements of the work of José Domingos de
Moraes (Dominguinhos) (1942-2013), Brazilian accordionist and composer, born in
Garanhuns-PE. Based on a methodology of technical-musical approach, the study relied on
data collection in the form of transcriptions of improvised solos, scores of the composer's
works and analysis of phonograph records. The analysis of these data had, as theoretical
reference, authors such as Almir Cortes Barreto (2012), who approached the analysis of
popular music, more specifically the elements of baião, frevo and choro, and adapted Kenny
and Gellrich's (2002) jazz theory of analysis to highlight fundamental elements of the
Brazilian music in question. The systematization of these elements contributed to identify
such uses in Dominguinhos' music, as in the constitution of some melodic examples, as well
as the concept of "standard frame," which addresses formal aspects of Brazilian popular
music in the genres worked on. Besides him, Rafael Gonçalves (2017) worked on elements of
interaction and narrativity in improvisation, with the use of paraphrases, tradings, and the
metaphor of "telling a story" with improvisation. Acácio Tadeu Piedade (2005) contributed
the concept of friction of musicalities, used to reflect on the hybridization process between
musical genres in Dominguinhos' work. A catalog of phrasing, melodic patterns, arpeggio
patterns, and other practical elements that exemplify Dominguinhos' compositional style were
catalogued. By highlighting characteristics of his style, the idiomatic characteristics of the
Brazilian accordion present in his works were outlined, as well as an analysis of his career
was performed, by highlighting remarkable and recurrent elements that developed in his
career as a composer, performer and improviser. From there, these musical elements were
made explicit to contribute to various works, such as musical compositions, arrangements and
didactic methods that can bring Dominguinhos' work in the form of practical musical material. | pt_BR |
dc.contributor.email | rodrigo.zoletp@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|