Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46180
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_RayanneCavalcanteVieira.pdf984,79 kBAdobe PDFView/Open
Title: Educação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freire
Authors: Vieira, Rayanne Cavalcante
Orientador(es):: Rêses, Erlando da Silva
Assunto:: Educação em Direitos humanos
Educação problematizadora
Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação
Direito à educação
Issue Date: 21-Jul-2023
Citation: VIEIRA, Rayanne Cavalcante. Educação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freire. 2022. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: Esta pesquisa estuda a Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo Freire, com enfoque na educação problematizadora e na emancipação. A pesquisa foi realizada pelo método bibliográfico, a partir do conjunto de obras escritas sobre os temas que o compõem, com enfoque em Freire. O trabalho desenvolvido buscou identificar a existência de uma Educação em Direitos Humanos e emancipação humana na pedagogia freiriana. No percurso, pretendemos compreender a conexão entre Direitos Humanos, Educação, emancipação e Paulo Freire, além de observar como o contexto histórico de Freire influenciou na criação da Pedagogia libertadora e como esse modelo de educação atua de forma emancipatória. O trabalho inicia-se com o histórico dos direitos humanos e o percurso da inclusão da educação no rol. Uma breve bibliografia de Paulo Freire, com sua trajetória e o contexto histórico, auxilia a compreensão de sua crítica à educação bancária e à criação da educação libertadora, para então visualizarmos suas contribuições para a Educação em Direitos Humanos e sua perspectiva emancipadora. Foi possível constatar, nos escritos de Freire, seu diálogo com os Direitos Humanos, principalmente quando preconiza acerca da realidade injusta e da luta para assegurar direitos a todos de uma sociedade. Logo, a educação é um dos instrumentos utilizados por Freire como forma libertadora e emancipatória, pois o processo educacional advindo dos Direitos Humanos tem caráter formativo, capaz de quebrar os paradigmas impostos pela sociedade e libertar o indivíduo da opressão, a fim de emancipá-lo para compreender seu papel racional e livre.
Abstract: The research studies human rights education from the thought of Paulo Freire with a focus on problematizing education and emancipation. The research was conducted by the bibliographic method, from the set of written works on the themes that compose it, focusing on Freire. The work developed sought to identify the existence of an education in human rights and human emancipation in Freire's pedagogy. Along the way, we intend to understand: the connection between human rights, education, emancipation and Paulo Freire. Also, how Freire's historical context influenced the creation of the liberating Pedagogy and how human rights education works in an emancipatory way. The work begins with the history of human rights and the path of including education in the role. A brief bibliography of Paulo Freire with his trajectory and historical context help to understand his criticism of banking education and the creation of liberating education, so that we can visualize his contributions to Human Rights Education and its emancipatory perspective. It was possible to verify in Freire's writings his dialogue with Human Rights, especially when he advocates about the unjust reality and the struggle to ensure rights for everyone in a society. Therefore, education is one of the instruments used by Freire as a liberating and emancipatory way, since the educational process arising from human rights has a formative character and can break the paradigms imposed by society and freeing the individual from oppression and emancipating him to understand your rational and free role.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46180/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.