Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Vieira, Rayanne Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T23:44:30Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T23:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Rayanne Cavalcante. Educação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freire. 2022. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46180 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa estuda a Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo
Freire, com enfoque na educação problematizadora e na emancipação. A pesquisa foi
realizada pelo método bibliográfico, a partir do conjunto de obras escritas sobre os temas
que o compõem, com enfoque em Freire. O trabalho desenvolvido buscou identificar a
existência de uma Educação em Direitos Humanos e emancipação humana na pedagogia
freiriana. No percurso, pretendemos compreender a conexão entre Direitos Humanos,
Educação, emancipação e Paulo Freire, além de observar como o contexto histórico de
Freire influenciou na criação da Pedagogia libertadora e como esse modelo de educação
atua de forma emancipatória. O trabalho inicia-se com o histórico dos direitos humanos
e o percurso da inclusão da educação no rol. Uma breve bibliografia de Paulo Freire, com
sua trajetória e o contexto histórico, auxilia a compreensão de sua crítica à educação
bancária e à criação da educação libertadora, para então visualizarmos suas contribuições
para a Educação em Direitos Humanos e sua perspectiva emancipadora. Foi possível
constatar, nos escritos de Freire, seu diálogo com os Direitos Humanos, principalmente
quando preconiza acerca da realidade injusta e da luta para assegurar direitos a todos de
uma sociedade. Logo, a educação é um dos instrumentos utilizados por Freire como forma
libertadora e emancipatória, pois o processo educacional advindo dos Direitos Humanos
tem caráter formativo, capaz de quebrar os paradigmas impostos pela sociedade e libertar
o indivíduo da opressão, a fim de emancipá-lo para compreender seu papel racional e
livre. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação problematizadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research studies human rights education from the thought of Paulo Freire with a focus
on problematizing education and emancipation. The research was conducted by the
bibliographic method, from the set of written works on the themes that compose it,
focusing on Freire. The work developed sought to identify the existence of an education
in human rights and human emancipation in Freire's pedagogy. Along the way, we intend
to understand: the connection between human rights, education, emancipation and Paulo
Freire. Also, how Freire's historical context influenced the creation of the liberating
Pedagogy and how human rights education works in an emancipatory way. The work
begins with the history of human rights and the path of including education in the role. A
brief bibliography of Paulo Freire with his trajectory and historical context help to
understand his criticism of banking education and the creation of liberating education, so
that we can visualize his contributions to Human Rights Education and its emancipatory
perspective. It was possible to verify in Freire's writings his dialogue with Human Rights,
especially when he advocates about the unjust reality and the struggle to ensure rights for
everyone in a society. Therefore, education is one of the instruments used by Freire as a
liberating and emancipatory way, since the educational process arising from human rights
has a formative character and can break the paradigms imposed by society and freeing
the individual from oppression and emancipating him to understand your rational and free
role. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|