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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorVieira, Rayanne Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-07-21T23:44:30Z-
dc.date.available2023-07-21T23:44:30Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2022-12-08-
dc.identifier.citationVIEIRA, Rayanne Cavalcante. Educação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freire. 2022. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46180-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa estuda a Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo Freire, com enfoque na educação problematizadora e na emancipação. A pesquisa foi realizada pelo método bibliográfico, a partir do conjunto de obras escritas sobre os temas que o compõem, com enfoque em Freire. O trabalho desenvolvido buscou identificar a existência de uma Educação em Direitos Humanos e emancipação humana na pedagogia freiriana. No percurso, pretendemos compreender a conexão entre Direitos Humanos, Educação, emancipação e Paulo Freire, além de observar como o contexto histórico de Freire influenciou na criação da Pedagogia libertadora e como esse modelo de educação atua de forma emancipatória. O trabalho inicia-se com o histórico dos direitos humanos e o percurso da inclusão da educação no rol. Uma breve bibliografia de Paulo Freire, com sua trajetória e o contexto histórico, auxilia a compreensão de sua crítica à educação bancária e à criação da educação libertadora, para então visualizarmos suas contribuições para a Educação em Direitos Humanos e sua perspectiva emancipadora. Foi possível constatar, nos escritos de Freire, seu diálogo com os Direitos Humanos, principalmente quando preconiza acerca da realidade injusta e da luta para assegurar direitos a todos de uma sociedade. Logo, a educação é um dos instrumentos utilizados por Freire como forma libertadora e emancipatória, pois o processo educacional advindo dos Direitos Humanos tem caráter formativo, capaz de quebrar os paradigmas impostos pela sociedade e libertar o indivíduo da opressão, a fim de emancipá-lo para compreender seu papel racional e livre.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freirept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação em Direitos humanospt_BR
dc.subject.keywordEducação problematizadorapt_BR
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.description.abstract1The research studies human rights education from the thought of Paulo Freire with a focus on problematizing education and emancipation. The research was conducted by the bibliographic method, from the set of written works on the themes that compose it, focusing on Freire. The work developed sought to identify the existence of an education in human rights and human emancipation in Freire's pedagogy. Along the way, we intend to understand: the connection between human rights, education, emancipation and Paulo Freire. Also, how Freire's historical context influenced the creation of the liberating Pedagogy and how human rights education works in an emancipatory way. The work begins with the history of human rights and the path of including education in the role. A brief bibliography of Paulo Freire with his trajectory and historical context help to understand his criticism of banking education and the creation of liberating education, so that we can visualize his contributions to Human Rights Education and its emancipatory perspective. It was possible to verify in Freire's writings his dialogue with Human Rights, especially when he advocates about the unjust reality and the struggle to ensure rights for everyone in a society. Therefore, education is one of the instruments used by Freire as a liberating and emancipatory way, since the educational process arising from human rights has a formative character and can break the paradigms imposed by society and freeing the individual from oppression and emancipating him to understand your rational and free role.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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