http://repositorio.unb.br/handle/10482/46161
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2022_BrunaRenataCavalcantedeBarros.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Transporte hidroviário interior na Amazônia : avaliação sobre governança e sustentabilidade |
Authors: | Barros, Bruna Renata Cavalcante de |
Orientador(es):: | Brasil Junior, Antônio Cesar Pinho |
Assunto:: | Transporte hidroviário Amazônia - Brasil Agenda 2030 Orçamento público Projeto estrutural |
Issue Date: | 20-Jul-2023 |
Data de defesa:: | 15-Dec-2022 |
Citation: | BARROS, Bruna Renata Cavalcante de. Transporte hidroviário interior na Amazônia: avaliação sobre governança e sustentabilidade. 2022. 219 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | Esta tese tem por objetivo analisar como as interações entre Estado, usuários e demais atores interessados, tendo presente as regras e estratégias de governança atuais, explicam a falta de sustentabilidade do transporte hidroviário interior na Amazônia brasileira. Para isso, utilizaram-se as seguintes estratégias metodológicas: construir uma taxonomia das questões ambientais e socioeconômicas presentes na literatura científica; investigar os efeitos das interações entre mecanismos de governança e execução do orçamento público na contratação de projetos de infraestrutura de transporte hidroviário; aplicar a estrutura Institutional Analysis and Development (IAD) para compreender como as configurações institucionais poderiam facilitar a sustentabilidade no sistema de hidrovias da Amazônia brasileira e sistematizar percepções dos diferentes atores interessados no transporte hidroviário interior (THI), a fim de descobrir quais são os entraves e o que podem ser os facilitadores para o desenvolvimento de hidrovias na Amazônia, usando como estudo de caso o rio Tocantins. O THI sustentável é aquele no qual o aumento da carga se alia à redução de custos ambientais e econômicos na construção e na operação, ao mesmo tempo em que é resiliente às mudanças climáticas e promove a equidade social. A comparação entre orçamentos e investimentos hidroviários rejeitou a noção de que a insuficiência orçamentária seja um grande obstáculo. Em vez disso, ao longo de sete anos, o DNIT deixou de investir 111% de um orçamento anual médio. A aplicação da estrutura IAD evidenciou que é necessário consolidar as interações entre atores governamentais e não governamentais para que a tomada de decisão seja eficiente. Pela primeira vez, foi utilizado o método Q para avaliar o THI, o que permitiu encontrar quatro perspectivas diferentes sobre a sustentabilidade desse modo de transporte. O principal ponto de divergência são aspectos socioambientais da obra do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, Sudeste do Pará. Vantagens ambientais sobre outros modos ainda não são argumentos para aumentar o uso de hidrovias no Brasil: a principal motivação são as vantagens econômicas. Além disso, a comunicação e a integração entre diferentes atores são desafios. Um novo arranjo de governança seria necessário para incorporar visões de movimentos sociais e populações afetadas no processo de tomada de decisão. Propõe-se recriar as arenas de discussão para aumentar a participação popular no processo decisório e democratizar benefícios sociais, ambientais e econômicos das hidrovias da Amazônia. |
Abstract: | This thesis aims to analyze how interactions between the State, users and other interested actors in the face of current governance rules and strategies explain the lack of sustainability of Inland Waterway Transport in the Brazilian Amazon. For this, the following strategies were used: building a taxonomy of environmental and socioeconomic issues present in the scientific literature; investigating the effects of interactions between governance mechanisms and public budget execution in managing waterway transport infrastructure projects in Brazil; applying the Institutional Analysis and Development (IAD) framework to understand how institutional configurations could facilitate sustainability in the Brazilian Amazon waterway system and systematizing perceptions of the different actors interested in IWT, in order to discover what are the obstacles and the facilitators for waterway development in the Amazon, using the Tocantins River as a case study. Sustainable IWT the one in which freight increase meets lower environmental and economic costs in waterway developing works and operations, while being resilient to climate change and promoting social equity. The comparison between budgets and waterway investments rejected the notion that budgetary insufficiency is a major obstacle. Instead, over seven years, DNIT failed to invest 111% of an average annual budget. The application of the IAD structure showed the necessity to consolidate interactions between state and non-state actors so that decision-making is efficient. For the first time in the literature, the Q-method was applied to identify social perspectives on THI sustainability issues. The main point of divergence is the socio-environmental aspects related to the Pedral do Lourenço. Environmental advantages over other modes of transport are not strong arguments to increase waterway use in Brazil: lower costs are the main driver. Furthermore, communication and integration between different actors is a challenge. A new governance arrangement would be necessary to incorporate the views of social movements and affected populations in the decision-making process. This thesis proposes to recreate discussion arenas to increase participation in the decision-making process to democratize social, environmental and economic benefits from Amazon waterways. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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