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Título: A eficiência energética de lâmpadas : uma sequência de ensino investigativo sobre eletricidade no 9° ano
Autor(es): Sousa, Júlio Francisco dos Santos
Orientador(es): Santos, Wytler Cordeiro dos
Assunto: Ensino de Física
Ensino investigativo
Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Ensino de Física
Eletricidade
Data de publicação: 16-Jun-2023
Referência: SOUSA, Júlio Francisco dos Santos. A eficiência energética de lâmpadas: uma sequência de ensino investigativo sobre eletricidade no 9° ano. 2022. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Essa dissertação desenvolve uma sequência didática para ensino de eletricidade em uma turma de 9° ano. Pressupõe-se que o ensino de eletricidade em nível fundamental deve se munir de duas estratégias: a contextualização da temática científica e a atividade experimental, como formas de motivação do estudante e para aproximação do fazer científico para a sala de aula de ciências. Para tanto, as aulas se fundamentaram na Sequência de Ensino Investigativa (SEI), proposta por Carvalho (2013), entrecortada por pressupostos socio-interacionistas da teoria de Vigotski (2001). Neste trabalho, a partir da contextualização sobre o consumo de energia elétrica, a sequência de aulas se concentrou em propor problemas relacionados à eficiência energética de lâmpadas. Para uma investigação mais comparativa entre as diferentes tipologias de lâmpadas, foi desenvolvida uma Bancada Experimental para medição de iluminância e consumo energético. Os estudantes foram divididos em grupos e estimulados a manipular o aparato experimental segundo suas próprias hipóteses. Além da investigação experimental, mesclou-se a leitura de textos para sistematização do conhecimento com discussões sobre os temas abordados, em um ambiente rico para intercâmbio de significados e vivências.
Abstract: Abstract of master’s thesis submitted to Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), in partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física. This dissertation develops a didactic sequence for teaching electricity in a 9th grade class. In elementary education is premised that teaching electricity demands two strategies: the context of the scientific thematic and the experimental activities as a way to motivate the student and to approach the scientific achievements inside a science classroom. Therefore, the classes was based in the Investigative Teaching Sequence (ITS) proposed by Carvalho(2013) and transposed by the Social Interacionism theory by Vygostsky (2001). In this paper the context started analysing the energy consumption and the following classes was tough to propose a problem resolution about the energetic efficiency of the lamps. For a more comparative investigation about the lamp’s typology differences, was developed a experimental banch to measure their illuminances and energectic consumptions. The class was separated in groups being stimulated to manipulate the materials following their own hypotheses. Beyond the experimental investigation the students had a company of texts to systematize the themes in order to enrich the intership of meanings and life experiences.
Unidade Acadêmica: Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante
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