Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45966
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_GuilhermeAugustoBrandãoFerreira.pdf515,15 kBAdobe PDFView/Open
Title: Questões filosóficas e estéticas em Hegel : o reino animal do espírito e a arte
Authors: Ferreira, Guilherme Augusto Brandão
Orientador(es):: Cotrim, Ana Aguiar
Assunto:: Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 - crítica e interpretação
Reino animal do espírito
Arte
Issue Date: 15-Jun-2023
Citation: FERREIRA, Guilherme Augusto Brandão. Questões filosóficas e estéticas em Hegel: o reino animal do espírito e a arte. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: Esta dissertação busca solidificar a compreensão de que a figura hegeliana do “reino animal do espírito”, desenvolvida na Fenomenologia do Espírito (1807) encontra seus desdobramentos necessários nos Cursos de Estética (1835). Com isso, o trabalho articula o sistema filosófico de Hegel com suas orientações estéticas, reforçando o caráter histórico de ambas as questões. Derivado de uma passagem do romance Hipérion (1797) de Hölderlin, o “reino animal do espírito” é o momento histórico em que a consciência individual depara-se com a multiplicidade de objetos e de relações na concorrência capitalista dos interesses privados. Na mesma medida, ao analisar o círculo romântico da arte, Hegel considera a contraditória relação entre a riqueza da subjetividade interior e a contingência prosaica da vida cotidiana ao mostrar a visão dos românticos sobre o horror da prevalência da mediação do interesse privado na sociedade civil. As motivações centrais para a construção dessa dissertação encontram-se no entendimento da filosofia hegeliana que Lukács apresenta em seu ensaio O romance como epopeia burguesa (1935) e na obra O jovem Hegel (1938).
Abstract: This dissertation seeks to solidify the understanding that the Hegelian figure of the “animal kingdom of the spirit”, developed in the Phenomenology of the Spirit (1807), find its necessary developments in the Lectures of Aesthetics (1835). The work articulates Hegel’s philosophical system with his aesthetic orientations, reinforcing the historical character of both questions. Derived from a passage from Hölderlin novel Hyperion (1797), the “animal kingdom of the spirit” is the historical moment in which individual consciousness is faced with the multiplicity of objects and relationships in the capitalist competition of private interests. To the same extent, when analyzing the romantic circle of art, Hegel considers the contradictory relationship between the richness of inner subjectivity and the prosaic contingency of everyday life by showing the romantics’ view of the horror of the prevalence of the mediation of private interest in civil society. The central motivations for the construction of this dissertation are found in the understanding of Hegelian philosophy that Lukács presents in his essay The novel as a bourgeois epic (1935) and in the work The young Hegel (1938).
Resumen: Esta disertación busca solidificar la comprensión de que la figura del “reino animal del espíritu”, desarrollada en la Fenomenología del Espíritu (1807), encuentra sus necesarios desarrollos en los Cursos de Estética (1835). Así, el sistema filosófico de Hegel se articula con sus orientaciones estéticas, reforzando el carácter histórico de ambas cuestiones. Derivado de un pasaje de la novela Hyperion (1797) de Hölderlin, el “reino animal del espíritu” es el momento histórico en el que la conciencia individual se enfrenta a la multiplicidad de objetos y relaciones en la competencia capitalista de intereses privados. En la misma medida, al analizar el círculo romántico del arte, Hegel considera la relación contradictoria entre la riqueza de la subjetividad interior y la contingencia prosaica de la vida cotidiana al mostrar la visión de los románticos sobre el horror de la prevalencia de la mediación del interés privado en la sociedad civil. Las motivaciones centrales para la construcción de esta disertación se encuentran en la comprensión de la filosofía hegeliana que presenta Lukács en su ensayo La novela como epopeya burguesa (1935) y en la obra El joven Hegel (1938).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45966/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.