Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cotrim, Ana Aguiar | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Guilherme Augusto Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T22:15:22Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T22:15:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Guilherme Augusto Brandão. Questões filosóficas e estéticas em Hegel: o reino animal do espírito e a arte. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45966 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca solidificar a compreensão de que a figura hegeliana do
“reino animal do espírito”, desenvolvida na Fenomenologia do Espírito (1807) encontra
seus desdobramentos necessários nos Cursos de Estética (1835). Com isso, o
trabalho articula o sistema filosófico de Hegel com suas orientações estéticas,
reforçando o caráter histórico de ambas as questões. Derivado de uma passagem do
romance Hipérion (1797) de Hölderlin, o “reino animal do espírito” é o momento
histórico em que a consciência individual depara-se com a multiplicidade de objetos e
de relações na concorrência capitalista dos interesses privados. Na mesma medida,
ao analisar o círculo romântico da arte, Hegel considera a contraditória relação entre
a riqueza da subjetividade interior e a contingência prosaica da vida cotidiana ao
mostrar a visão dos românticos sobre o horror da prevalência da mediação do
interesse privado na sociedade civil. As motivações centrais para a construção dessa
dissertação encontram-se no entendimento da filosofia hegeliana que Lukács
apresenta em seu ensaio O romance como epopeia burguesa (1935) e na obra O
jovem Hegel (1938). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Questões filosóficas e estéticas em Hegel : o reino animal do espírito e a arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reino animal do espírito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to solidify the understanding that the Hegelian figure of
the “animal kingdom of the spirit”, developed in the Phenomenology of the
Spirit (1807), find its necessary developments in the Lectures of Aesthetics (1835).
The work articulates Hegel’s philosophical system with his aesthetic orientations,
reinforcing the historical character of both questions. Derived from a passage from
Hölderlin novel Hyperion (1797), the “animal kingdom of the spirit” is the historical
moment in which individual consciousness is faced with the multiplicity of objects and
relationships in the capitalist competition of private interests. To the same extent, when
analyzing the romantic circle of art, Hegel considers the contradictory relationship
between the richness of inner subjectivity and the prosaic contingency of everyday life
by showing the romantics’ view of the horror of the prevalence of the mediation of
private interest in civil society. The central motivations for the construction of this
dissertation are found in the understanding of Hegelian philosophy that Lukács
presents in his essay The novel as a bourgeois epic (1935) and in the work The young
Hegel (1938). | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta disertación busca solidificar la comprensión de que la figura del “reino
animal del espíritu”, desarrollada en la Fenomenología del Espíritu (1807), encuentra
sus necesarios desarrollos en los Cursos de Estética (1835). Así, el sistema filosófico
de Hegel se articula con sus orientaciones estéticas, reforzando el carácter histórico
de ambas cuestiones. Derivado de un pasaje de la novela Hyperion (1797) de
Hölderlin, el “reino animal del espíritu” es el momento histórico en el que la conciencia
individual se enfrenta a la multiplicidad de objetos y relaciones en la competencia
capitalista de intereses privados. En la misma medida, al analizar el círculo romántico
del arte, Hegel considera la relación contradictoria entre la riqueza de la subjetividad
interior y la contingencia prosaica de la vida cotidiana al mostrar la visión de los
románticos sobre el horror de la prevalencia de la mediación del interés privado en la
sociedad civil. Las motivaciones centrales para la construcción de esta disertación se
encuentran en la comprensión de la filosofía hegeliana que presenta Lukács en su
ensayo La novela como epopeya burguesa (1935) y en la obra El joven Hegel (1938). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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