Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45939
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_CátiaMariadeAraújoOliveira.pdf1,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A desconstrução na ficção latino-americana pós-ditadura : uma outra estratégia discursiva?
Auteur(s): Oliveira, Cátia Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.email: catiaconrado@hotmail.com
Orientador(es):: Thomaz, Paulo César
Assunto:: Literatura do pós-ditadura
Desconstrução da linguagem
Ficção literária
Memória
Date de publication: 2-jui-2023
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Cátia Maria de Araújo. A desconstrução na ficção latino-americana pós-ditadura: uma outra estratégia discursiva? 2022. 205 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise sobre a abordagem memorialística utilizada na ficção literária recente que trata da experiência das ditaduras chilena, brasileira e argentina. O intuito é verificar nos textos literários as estratégias narrativas e os procedimentos textuais que tentam atualizar e manter ativa a discussão sobre a temática do regime militar. La dimensión desconocida, da chilena Nona Fernández; Cabo de guerra, da brasileira Ivone Benedetti; e Cómo enterrar a un padre desaparecido, do argentino Sebastián Hacher, são as obras analisadas que buscam por essa forma de lidar com a memória. Além dessas obras mencionadas, a pesquisa estabelece diálogo com outras obras como Formas de volver a casa, do chileno Alejandro Zambra; La resta, da chilena Alia Trabucco; Noite dentro da noite, do escritor brasileiro Joca Reiners Terron; Kramp da chilena Maria José Ferrada; e A ocupação, de Julián Fuks, que se articulam com as teorias acerca da linguagem literária e dos estudos sobre a memória. A hipótese deste trabalho é que, nessas narrativas recentes, tem-se observado que a memória, como elemento narrativo, vem sendo empregada para atualizar e manter sobretudo o caráter agonístico em torno da representação do período militar. A partir de uma perspectiva ampliada da noção de “desmonte”, buscamos demonstrar, por exemplo, como o relato mnemônico enquanto narrativa ficcional e testemunho passa por uma inventiva desarticulação sistemática. Entre os críticos e teóricos que norteiam o trabalho estão Paloma Vidal, Jacques Derrida, Maurice Blanchot, Peter Pál Pelbart, Josefina Ludmer, Beatriz Sarlo, Leonor Arfuch e Idelber Avelar.
Abstract: The objective of this research is to analyze the memorialistic approach used in recent literary fiction that deals with the experience of the Chilean, Brazilian and Argentine dictatorships. The aim is to verify in the literary texts the narrative strategies and textual procedures that try to update and keep the discussion on the theme of the military regime active. La dimensión desconocida, by Chilean Nona Fernández; Cabo de guerra, by Brazilian Ivone Benedetti; and Cómo enterrar a un padre desaparecido, by the Argentinian Sebastián Hacher, are the analyzed works that search for this way of dealing with memory. In addition to these works mentioned, the research establishes a dialogue with other works such as Formas de volver a casa, by the Chilean Alejandro Zambra; La resta, by the Chilean Alia Trabucco; Noite dentro da noite, by the Brazilian writer Joca Reiners Terron; Kramp, by the Chilean Maria José Ferrada; and A ocupação, by Julián Fuks, which articulate with theories about literary language and studies on memory. The hypothesis of this work is that, in these recent narratives, it has been observed that memory, as a narrative element, has been used to update and maintain, above all, the agonistic character around the representation of the military period. From an expanded perspective of the notion of “dismantling”, we seek to demonstrate, for example, how the mnemonic account as a fictional narrative and testimony undergoes an inventive systematic disarticulation. Among the critics and theorists who guide the work are Paloma Vidal, Jacques Derrida, Maurice Blanchot, Peter Pál Pelbart, Josefina Ludmer, Beatriz Sarlo, Leonor Arfuch and Idelber Avelar.
Resumen: El objetivo de esta investigación es realizar un análisis al acercamiento a la memoria que utiliza la ficción literaria actual, y que trata de la experiencia en las dictaduras chilena, brasileña y argentina. El propósito es verificar en los textos literarios las estrategias narrativas y los procedimientos textuales, que a su vez mantienen activa la discusión sobre la temática del régimen militar. La dimensión desconocida, de la chilena Nona Fernández; Cabo de guerra, de la brasileña Ivone Benedetti; y Cómo enterrar a un padre desaparecido, del argentino Sebastián Hacher, son las obras analizadas que buscan por esa forma de lidiar con la memoria. Además de ellas, la investigación establece diálogo con otras obras, como Formas de volver a casa, del chileno Alejandro Zambra; La resta, de la chilena Alia Trabucco; Noite dentro da noite, del escritor brasileño Joca Reiners Terron; Kramp, de la chilena María José Ferrada; y La ocupación, de Julián Fuks, las cuales se articulan con las teorías acerca del lenguaje literario y de los estudios sobre la memoria. La hipótesis de este trabajo es que, en esas narrativas contemporáneas, se ha observado que la memoria como elemento narrativo ha sido empleada para actualizar y mantener, sobre todo, el carácter agnóstico en torno a la representación del periodo militar. A partir de una perspectiva ampliada de la noción de desmonte, buscamos demostrar cómo, por ejemplo, el relato mnemónico, en cuanto narrativa ficcional y testimonio, pasa por una inventiva desarticulación sistemática. Entre los críticos y teóricos que sustentan este trabajo están Paloma Vidal, Jaques Derrida, Maurice Blanchot, Peter Pál Pelbart, Josefina Ludmer, Beatriz Sarlo, Leonor Arfuch y Idelber Avelar.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45939/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.