Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Thomaz, Paulo César | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cátia Maria de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T16:51:02Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T16:51:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cátia Maria de Araújo. A desconstrução na ficção latino-americana pós-ditadura: uma outra estratégia discursiva? 2022. 205 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45939 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise sobre a abordagem memorialística
utilizada na ficção literária recente que trata da experiência das ditaduras chilena, brasileira e
argentina. O intuito é verificar nos textos literários as estratégias narrativas e os procedimentos
textuais que tentam atualizar e manter ativa a discussão sobre a temática do regime militar. La
dimensión desconocida, da chilena Nona Fernández; Cabo de guerra, da brasileira Ivone
Benedetti; e Cómo enterrar a un padre desaparecido, do argentino Sebastián Hacher, são as
obras analisadas que buscam por essa forma de lidar com a memória. Além dessas obras
mencionadas, a pesquisa estabelece diálogo com outras obras como Formas de volver a casa,
do chileno Alejandro Zambra; La resta, da chilena Alia Trabucco; Noite dentro da noite, do
escritor brasileiro Joca Reiners Terron; Kramp da chilena Maria José Ferrada; e A ocupação,
de Julián Fuks, que se articulam com as teorias acerca da linguagem literária e dos estudos sobre
a memória. A hipótese deste trabalho é que, nessas narrativas recentes, tem-se observado que a
memória, como elemento narrativo, vem sendo empregada para atualizar e manter sobretudo o
caráter agonístico em torno da representação do período militar. A partir de uma perspectiva
ampliada da noção de “desmonte”, buscamos demonstrar, por exemplo, como o relato
mnemônico enquanto narrativa ficcional e testemunho passa por uma inventiva desarticulação
sistemática. Entre os críticos e teóricos que norteiam o trabalho estão Paloma Vidal, Jacques
Derrida, Maurice Blanchot, Peter Pál Pelbart, Josefina Ludmer, Beatriz Sarlo, Leonor Arfuch e
Idelber Avelar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A desconstrução na ficção latino-americana pós-ditadura : uma outra estratégia discursiva? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura do pós-ditadura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desconstrução da linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this research is to analyze the memorialistic approach used in recent
literary fiction that deals with the experience of the Chilean, Brazilian and Argentine
dictatorships. The aim is to verify in the literary texts the narrative strategies and textual
procedures that try to update and keep the discussion on the theme of the military regime active.
La dimensión desconocida, by Chilean Nona Fernández; Cabo de guerra, by Brazilian Ivone
Benedetti; and Cómo enterrar a un padre desaparecido, by the Argentinian Sebastián Hacher,
are the analyzed works that search for this way of dealing with memory. In addition to these
works mentioned, the research establishes a dialogue with other works such as Formas de
volver a casa, by the Chilean Alejandro Zambra; La resta, by the Chilean Alia Trabucco; Noite
dentro da noite, by the Brazilian writer Joca Reiners Terron; Kramp, by the Chilean Maria José
Ferrada; and A ocupação, by Julián Fuks, which articulate with theories about literary language
and studies on memory. The hypothesis of this work is that, in these recent narratives, it has
been observed that memory, as a narrative element, has been used to update and maintain, above
all, the agonistic character around the representation of the military period. From an expanded
perspective of the notion of “dismantling”, we seek to demonstrate, for example, how the
mnemonic account as a fictional narrative and testimony undergoes an inventive systematic
disarticulation. Among the critics and theorists who guide the work are Paloma Vidal, Jacques
Derrida, Maurice Blanchot, Peter Pál Pelbart, Josefina Ludmer, Beatriz Sarlo, Leonor Arfuch
and Idelber Avelar. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo de esta investigación es realizar un análisis al acercamiento a la memoria
que utiliza la ficción literaria actual, y que trata de la experiencia en las dictaduras chilena,
brasileña y argentina. El propósito es verificar en los textos literarios las estrategias narrativas
y los procedimientos textuales, que a su vez mantienen activa la discusión sobre la temática del
régimen militar. La dimensión desconocida, de la chilena Nona Fernández; Cabo de guerra, de
la brasileña Ivone Benedetti; y Cómo enterrar a un padre desaparecido, del argentino Sebastián
Hacher, son las obras analizadas que buscan por esa forma de lidiar con la memoria. Además
de ellas, la investigación establece diálogo con otras obras, como Formas de volver a casa, del
chileno Alejandro Zambra; La resta, de la chilena Alia Trabucco; Noite dentro da noite, del
escritor brasileño Joca Reiners Terron; Kramp, de la chilena María José Ferrada; y La
ocupación, de Julián Fuks, las cuales se articulan con las teorías acerca del lenguaje literario y
de los estudios sobre la memoria. La hipótesis de este trabajo es que, en esas narrativas
contemporáneas, se ha observado que la memoria como elemento narrativo ha sido empleada
para actualizar y mantener, sobre todo, el carácter agnóstico en torno a la representación del
periodo militar. A partir de una perspectiva ampliada de la noción de desmonte, buscamos
demostrar cómo, por ejemplo, el relato mnemónico, en cuanto narrativa ficcional y testimonio,
pasa por una inventiva desarticulación sistemática. Entre los críticos y teóricos que sustentan
este trabajo están Paloma Vidal, Jaques Derrida, Maurice Blanchot, Peter Pál Pelbart, Josefina
Ludmer, Beatriz Sarlo, Leonor Arfuch y Idelber Avelar. | pt_BR |
dc.contributor.email | catiaconrado@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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