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Title: Das chamas ao silêncio : a Bíblia em The Violent Bear It Away, de Flannery O´Connor
Authors: Francisco, Thiago André de Lacerda
Orientador(es):: Braga, Cláudio Roberto Vieira
Assunto:: Bíblia
Literatura - crítica e interpretação
Literatura estadunidense - crítica, interpretação, etc
Literatura comparada
Issue Date: 11-May-2023
Citation: FRANCISCO, Thiago André de Lacerda. Sujeitos em trânsito: desenraizamento identitário em Conceição Evaristo e Orlanda Amarílis. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: A presente dissertação investiga a influência de aspectos literários — imagéticos, estilísticos e narrativos — do texto bíblico na obra da escritora estadunidense Flannery O´Connor, com ênfase no último romance da autora: The Violent Bear It Away (2007). Partindo dos conceitos desenvolvidos pelo teórico literário canadense Northrop Frye — em Anatomia da crítica (2006) e Código dos códigos: a Bíblia e a literatura (2004) —, assim como de algumas contribuições do crítico estadunidense Robert Alter (em Arte da narrativa bíblica (2007) e Pen of Iron: American Prose and the King James Bible (2010)), buscamos demonstrar de que maneira o romance da autora dialoga com procedimentos artísticos da Bíblia, como por exemplo a tipologia e os arquétipos bíblicos, assim como seu mythos central, na criação de um romance meticulosamente correlacionado ao texto bíblico. Apresentamos, em nosso percurso, a engenhosidade da ficcionista ao lidar com o ímpeto bíblico em sua composição.
Abstract: This thesis investigates the influence of literary aspects of the biblical text, such as, imagery, stylistics and narrative found in the work of American writer Flannery O'Connor, mainly in her last novel The Violent Bear It Away (2007). Departing from concepts developed by Canadian literary theorist Northrop Frye — in Anatomy of Criticism: Four Essays (2006) and The Great Code: the Bible and Literature (2004) —, as well as from some contributions by American critic Robert Alter (in The Art of Biblical Narrative (2007) and Pen of Iron: American Prose and the King James Bible (2010)), we seek to demonstrate how the author’s novel converses with artistic procedures of the Bible, such as, typology and biblical archetypes, as well as its central myth, in the creation of a novel meticulously correlated to the biblical text. In our trajectory, we present the fictionist's ability in dealing with the biblical impetus in her composition.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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