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Título: Educação no leste da Guiné-Bissau : relação entre educação formal, população fula e organização não governamental PLAN
Autor(es): Alves, Antônia Cadijatu
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Guiné-Bissau - sistema educativo
Educação corânica
Educação formal
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 8-Mai-2023
Referência: ALVES, Antônia Cadijatu. Educação no leste da Guiné-Bissau: relação entre educação formal, população fula e organização não governamental PLAN. 2021. 228 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa investigou sobre a elaboração de Políticas Públicas do Governo da Guiné- Bissau no campo da educação formal e oficial, buscando compreender o diálogo estabelecido entre Secretaria Regional da Educação de Gabú (SREG), escolas corânicas tradicionais, escolas da educação formal e oficial, a comunidade Fula de Gabú, bem como a contribuição da ONG PLAN nas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação. Nosso intuito foi saber se o Plano de Ação Nacional da Educação para Todos (PANET) considera e respeita as necessidades e especificidade étnica cultural dos Fulas e se o entendimento intercultural pode criar possibilidades para diminuição do analfabetismo no país, rompendo com a marginalização da educação corânica, considerada informal no Plano. A intenção foi demonstrar os impactos da redução dos investimentos do governo na matéria da educação, refletir sobre o efeito das parcerias entre educadores, famílias dos educandos com a comunidade Fula e examinar de que maneira atuação da PLAN tem contribuído com o sistema do ensino, buscando perceber o protagonismo muçulmano. Para tanto, foram realizadas entrevistas com o coordenador de SREG, gestores da PLAN, professores das escolas públicas e corânicas tradicionais, encarregados da educação, alunos das escolas públicas do governo e das escolas corânicas tradicionais. Também analisamos os indicadores acerca das Políticas Pública de Educação no sistema das escolas formais e oficiais e escolas corânicas tradicionais, atuantes em Gabú. Após do desenvolvimento da pesquisa, o resultado revela que na história da vinda dos Fulas para Guiné-Bissau privilegiou-se a compreensão de muitos aspectos que envolvem a preservação da cultura Fula e da religião muçulmana. Outro achado foi que a educação corânica tradicional é mais valorizada por muitas famílias Fulas muçulmanas e o sistema de ensino corânico tradicional possui características típicas da cultura Fula e da religião muçulmana.
Abstract: This research investigated the development of Public Policies of the Government of Guinea- Bissau in the field of formal and official education, seeking to understand the dialogue established between the Regional Secretariat for Education of Gabú (SREG), traditional daaras, formal and official education schools , the Fula de Gabi community, as well as the contribution of the NGO PLAN in initiatives aimed at the development of education. Our aim was to find out whether the National Action Plan for Education for All (PANET) considers and respects the needs and ethnic and cultural specificity of the Fulas and whether intercultural understanding can create possibilities for reducing illiteracy in the country, breaking with the marginalization of Quranic education , considered informal in the Plan. The intention was to demonstrate the impacts of the reduction of government investments in education, reflect on the effect of partnerships between educators, students’ families with the Fula community and examine how PLAN's performance has contributed to the education system, seeking realize the Muslim protagonism. For this purpose, interviews were conducted with the SREG coordinator, PLAN managers, teachers from public schools and traditional daaras, guardians, students from government public schools and from traditional daaras. We also analyzed the indicators on Public Education Policies in the system of formal and official schools and traditional daaras operating in Gabi. After developing the research, the result reveals that in the history of the Fula's coming to Guinea-Bissau, the understanding of many aspects involving the preservation of the Fula culture and the Muslim religion was privileged. Another finding was that traditional Quranic education is more valued by many Fula Muslim families and the traditional Quranic education system has characteristics typical of the Fula culture and the Muslim religion.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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