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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorAlves, Antônia Cadijatu-
dc.date.accessioned2023-05-08T20:25:08Z-
dc.date.available2023-05-08T20:25:08Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2021-08-14-
dc.identifier.citationALVES, Antônia Cadijatu. Educação no leste da Guiné-Bissau: relação entre educação formal, população fula e organização não governamental PLAN. 2021. 228 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45853-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou sobre a elaboração de Políticas Públicas do Governo da Guiné- Bissau no campo da educação formal e oficial, buscando compreender o diálogo estabelecido entre Secretaria Regional da Educação de Gabú (SREG), escolas corânicas tradicionais, escolas da educação formal e oficial, a comunidade Fula de Gabú, bem como a contribuição da ONG PLAN nas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação. Nosso intuito foi saber se o Plano de Ação Nacional da Educação para Todos (PANET) considera e respeita as necessidades e especificidade étnica cultural dos Fulas e se o entendimento intercultural pode criar possibilidades para diminuição do analfabetismo no país, rompendo com a marginalização da educação corânica, considerada informal no Plano. A intenção foi demonstrar os impactos da redução dos investimentos do governo na matéria da educação, refletir sobre o efeito das parcerias entre educadores, famílias dos educandos com a comunidade Fula e examinar de que maneira atuação da PLAN tem contribuído com o sistema do ensino, buscando perceber o protagonismo muçulmano. Para tanto, foram realizadas entrevistas com o coordenador de SREG, gestores da PLAN, professores das escolas públicas e corânicas tradicionais, encarregados da educação, alunos das escolas públicas do governo e das escolas corânicas tradicionais. Também analisamos os indicadores acerca das Políticas Pública de Educação no sistema das escolas formais e oficiais e escolas corânicas tradicionais, atuantes em Gabú. Após do desenvolvimento da pesquisa, o resultado revela que na história da vinda dos Fulas para Guiné-Bissau privilegiou-se a compreensão de muitos aspectos que envolvem a preservação da cultura Fula e da religião muçulmana. Outro achado foi que a educação corânica tradicional é mais valorizada por muitas famílias Fulas muçulmanas e o sistema de ensino corânico tradicional possui características típicas da cultura Fula e da religião muçulmana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação no leste da Guiné-Bissau : relação entre educação formal, população fula e organização não governamental PLANpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordGuiné-Bissau - sistema educativopt_BR
dc.subject.keywordEducação corânicapt_BR
dc.subject.keywordEducação formalpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigated the development of Public Policies of the Government of Guinea- Bissau in the field of formal and official education, seeking to understand the dialogue established between the Regional Secretariat for Education of Gabú (SREG), traditional daaras, formal and official education schools , the Fula de Gabi community, as well as the contribution of the NGO PLAN in initiatives aimed at the development of education. Our aim was to find out whether the National Action Plan for Education for All (PANET) considers and respects the needs and ethnic and cultural specificity of the Fulas and whether intercultural understanding can create possibilities for reducing illiteracy in the country, breaking with the marginalization of Quranic education , considered informal in the Plan. The intention was to demonstrate the impacts of the reduction of government investments in education, reflect on the effect of partnerships between educators, students’ families with the Fula community and examine how PLAN's performance has contributed to the education system, seeking realize the Muslim protagonism. For this purpose, interviews were conducted with the SREG coordinator, PLAN managers, teachers from public schools and traditional daaras, guardians, students from government public schools and from traditional daaras. We also analyzed the indicators on Public Education Policies in the system of formal and official schools and traditional daaras operating in Gabi. After developing the research, the result reveals that in the history of the Fula's coming to Guinea-Bissau, the understanding of many aspects involving the preservation of the Fula culture and the Muslim religion was privileged. Another finding was that traditional Quranic education is more valued by many Fula Muslim families and the traditional Quranic education system has characteristics typical of the Fula culture and the Muslim religion.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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