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Título: Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio após a abordagem das infecções sexualmente transmissíveis por meio dos métodos da instrução por pares e da aula expositiva dialogada
Outros títulos: Motivation and perception of the learning of high school students after approaching sexually transmitted infections through the methods of peer instruction and dialogue exhibition
Autor(es): Silva, Antonia Santos da
E-mail do autor: antoniasantosbio@gmail.com
Orientador(es): Baroneza, José Eduardo
Assunto: Aula expositiva dialogada
Instrução por pares
Ensino de Biologia
Aprendizagem - avaliação
Data de publicação: 4-Abr-2023
Referência: SILVA, Antonia Santos da. Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio após a abordagem das infecções sexualmente transmissíveis por meio dos métodos da instrução por pares e da aula expositiva dialogada. 2022. 127 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino de Ciências na educação básica brasileira tem ocorrido com predomínio de teóricas aulas expositivas, entretanto, muitas críticas têm sido feitas a tal conjuntura devido à carência de atividades práticas e às características deste método de ensino, que estimula a passividade dos alunos e a memorização dos conceitos sem a necessária reflexão crítica, dificultando a motivação e a alfabetização científica. No ensino de Biologia, a motivação para o saber se relaciona à observação, à investigação e à capacidade de refletir criticamente acerca dos aspectos da natureza. Logo, é importante repensar a forma de ensinar, adotando métodos de ensinoaprendizagem que estimulem o desenvolvimento do senso crítico e do espírito investigativo. Para mudar esta realidade, acreditamos que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), associada ao Ensino por Investigação, pode ser um diferencial que estimule a motivação para o aprender, a percepção da aprendizagem, a proatividade e o trabalho colaborativo dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou aplicar o IpP no ensino de Biologia e comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada (AED) e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 estudantes da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Dom Pedro I, situado na cidade de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás, e foram comparados por meio do teste Exato de Fischer (95% IC). Com relação à motivação, infere-se que a inserção do IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o processo de aprendizagem; nas demais variáveis, não identificamos diferenças significativas. Sobre a percepção de aprendizagem, não verificamos diferenças entre os métodos aplicados. Desse modo, foi possível concluir que tanto o método AED quanto o método IpP contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos abordados e que a motivação foi positivamente impactada após a utilização do método IpP.
Abstract: Science teaching in brazilian basic education has been taking place with a predominance of theoretical lectures, however, many criticisms have been made to this situation due the lack of practical activities and the characteristics of this teaching method, which encourages the passivity of students and the concepts memorization without the necessary critical reflection, making motivation and scientific literacy more difficult. In Biology teaching, the motivation for knowledge is related to observation, investigation and the ability to critically reflect on nature aspects. Therefore, it is important to rethink the way of teaching, adopting teaching-learning methods that stimulate the development of a critical sense and an investigative spirit. To change this reality, we believe that the adoption of active methods, such as Peer Instruction (IpP), associated with Investigative Teaching, can be a differential that stimulates the motivation to learn, the perception of learning, proactivity and collaborative student work. In this sense, this research aimed to apply the IpP in the teaching of Biology and to compare the motivation and perception of the learning of high school students, after approaching themes related to Sexually Transmitted Diseases, through the methods of the Dialogued Expository Class (DEC) and IP Data were collected from the answers of anonymous questionnaires answered by 94 students from the 3rd grade of high school at Dom Pedro I State School, located in the city of Aparecida de Goiânia, in the state of Goiás, and were compared using the Exact test of Fischer (95% CI). Regarding motivation, it is inferred that the insertion of the IpP impacted the students' point of view about the importance of dialogue for the learning process; in the other variables, we did not identify significant differences. Regarding the perception of learning, we did not find differences between the methods applied. Thus, it was possible to conclude that both the DEC method and the IpP method contributed to the students' perception in the understanding of the contents covered and that motivation was positively impacted after using the IpP method.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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