Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Baroneza, José Eduardo | - |
dc.contributor.author | Silva, Antonia Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T22:14:22Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T22:14:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonia Santos da. Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio após a abordagem das infecções sexualmente transmissíveis por meio dos métodos da instrução por pares e da aula expositiva dialogada. 2022. 127 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45774 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências na educação básica brasileira tem ocorrido com predomínio de
teóricas aulas expositivas, entretanto, muitas críticas têm sido feitas a tal conjuntura
devido à carência de atividades práticas e às características deste método de ensino,
que estimula a passividade dos alunos e a memorização dos conceitos sem a
necessária reflexão crítica, dificultando a motivação e a alfabetização científica. No
ensino de Biologia, a motivação para o saber se relaciona à observação, à
investigação e à capacidade de refletir criticamente acerca dos aspectos da natureza.
Logo, é importante repensar a forma de ensinar, adotando métodos de ensinoaprendizagem que estimulem o desenvolvimento do senso crítico e do espírito
investigativo. Para mudar esta realidade, acreditamos que a adoção de métodos
ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), associada ao Ensino por Investigação,
pode ser um diferencial que estimule a motivação para o aprender, a percepção da
aprendizagem, a proatividade e o trabalho colaborativo dos alunos. Nesse sentido,
esta pesquisa objetivou aplicar o IpP no ensino de Biologia e comparar a motivação e
a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas
relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da
Aula Expositiva Dialogada (AED) e IpP. Os dados foram coletados a partir das
respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 estudantes da 3ª série do
ensino médio do Colégio Estadual Dom Pedro I, situado na cidade de Aparecida de
Goiânia, no estado de Goiás, e foram comparados por meio do teste Exato de Fischer
(95% IC). Com relação à motivação, infere-se que a inserção do IpP impactou o ponto
de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o processo de aprendizagem;
nas demais variáveis, não identificamos diferenças significativas. Sobre a percepção
de aprendizagem, não verificamos diferenças entre os métodos aplicados. Desse
modo, foi possível concluir que tanto o método AED quanto o método IpP contribuíram
para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos abordados e que
a motivação foi positivamente impactada após a utilização do método IpP. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio após a abordagem das infecções sexualmente transmissíveis por meio dos métodos da instrução por pares e da aula expositiva dialogada | pt_BR |
dc.title.alternative | Motivation and perception of the learning of high school students after approaching sexually transmitted infections through the methods of peer instruction and dialogue exhibition | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aula expositiva dialogada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrução por pares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Science teaching in brazilian basic education has been taking place with a
predominance of theoretical lectures, however, many criticisms have been made to
this situation due the lack of practical activities and the characteristics of this teaching
method, which encourages the passivity of students and the concepts memorization
without the necessary critical reflection, making motivation and scientific literacy more
difficult. In Biology teaching, the motivation for knowledge is related to observation,
investigation and the ability to critically reflect on nature aspects. Therefore, it is
important to rethink the way of teaching, adopting teaching-learning methods that
stimulate the development of a critical sense and an investigative spirit. To change this
reality, we believe that the adoption of active methods, such as Peer Instruction (IpP),
associated with Investigative Teaching, can be a differential that stimulates the
motivation to learn, the perception of learning, proactivity and collaborative student
work. In this sense, this research aimed to apply the IpP in the teaching of Biology and
to compare the motivation and perception of the learning of high school students, after
approaching themes related to Sexually Transmitted Diseases, through the methods
of the Dialogued Expository Class (DEC) and IP Data were collected from the answers
of anonymous questionnaires answered by 94 students from the 3rd grade of high
school at Dom Pedro I State School, located in the city of Aparecida de Goiânia, in the
state of Goiás, and were compared using the Exact test of Fischer (95% CI). Regarding
motivation, it is inferred that the insertion of the IpP impacted the students' point of
view about the importance of dialogue for the learning process; in the other variables,
we did not identify significant differences. Regarding the perception of learning, we did
not find differences between the methods applied. Thus, it was possible to conclude
that both the DEC method and the IpP method contributed to the students' perception
in the understanding of the contents covered and that motivation was positively
impacted after using the IpP method. | pt_BR |
dc.contributor.email | antoniasantosbio@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|