Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45545
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_RelacaoEscolaOrientacao.pdf234,07 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
Autre(s) titre(s): The relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitus
Auteur(s): Silva, Klever Corrente
Carvalho, Olgamir Francisco de
metadata.dc.contributor.affiliation: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Assunto:: Orientação vocacional e profissional
Escolas
Representações sociais
Estudantes
Projeto de vida
Date de publication: 2019
Référence bibliographique: SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023.
Résumé: O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: Brazilian Journal of Development - Privacy Statement ...  The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 20 jan. 2023.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45545/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.