Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Klever Corrente | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Olgamir Francisco de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T15:36:30Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20T15:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545 | - |
dc.description.abstract | O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitus | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação vocacional e profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto de vida | pt_BR |
dc.rights.license | Brazilian Journal of Development - Privacy Statement ... The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 20 jan. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|