Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45541
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_AlfabetizacaoLetramentoTecnologicos.pdf401,45 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
Auteur(s): Silva, Alcinéia de Souza
Silva, Klever Corrente
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Assunto:: Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
Date de publication: 29-avr-2020
Editeur: Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação
Référence bibliographique: SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.
Résumé: Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.
Abstract: Why think of technology in an educational context? Are teachers and studentsprepared to deal with Information and Communication Technologies (ICTs) and its languages? What are the challenges to face? Can a teacher’s technological literacy be a means to overcome dilemmas and contradictions that pervade the relation between technology and education? With these issues as guiding principles, this study present and discuss data obtained in pedagogical experiments that were developed in the University of Brasilia. The objective is to show, according to teachers’ perceptions, the potentials and challenges intrinsic to the use of ICTs in schools, as well as to highlight the importance of technological literacy in the critical, reflective and citizenly molding of both teachers and students.
Resumen: ¿Por qué pensar en las tecnologías en el contexto educativo? ¿El profesor y los alumnos están preparados para manejar las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) y sus lenguajes? ¿Cuáles son los desafíos a ser enfrentados? ¿La alfabetización y el letramiento tecnológico del profesor pueden ser un medio para superar los dilemas y contradicciones que permean la relación entre tecnologías y educación? Teniendo estas cuestiones como principiospara conducir la investigación, este artículo presenta y discuten datos producidos en experiencia pedagógica desarrollada en la Universidad de Brasilia, para señalar, de acuerdo con las percepciones de los profesores las potencialidades y los desafíos intrínsecos al uso de TICs en la escuela, así como destacar la importancia de la alfabetización y del letramiento tecnológicos en la formación crítica, reflexiva y ciudadana, tanto del profesor como de los alumnos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.
DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45541/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.