http://repositorio.unb.br/handle/10482/45523
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_OficinasDidaticasInterdisciplinares-2.pdf | 72,1 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Oficinas didáticas interdisciplinares : proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022 |
Auteur(s): | Cigales, Marcelo Pinheiro Portela, Cristiane de Assis Rosa, Bibiana Soyaux de Almeida Lima, Gabriela Almeida de |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-4320-5941 https://orcid.org/0000-0002-4500-4748 https://orcid.org/0000-0002-0005-5226 https://orcid.org/0000-0003-2159-7558 |
Assunto:: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Universidade de Brasília História Sociologia |
Date de publication: | 2022 |
Editeur: | Universidade de Brasília |
Référence bibliographique: | CIGALES, Marcelo Pinheiro et al. (org.). Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022. Brasília: Universidade de Brasília, 2022. 149 p., il. |
Résumé: | A publicação é resultado das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Brasília (UnB) na edição 2020-2022. Trata-se de um material produzido por pibidianos(as): licenciados(as) de História e Ciências Sociais, professores(as) supervisores(as) da Educação Básica e professores(as) coordenadores(as) da UnB. Com a publicação deste material pedagógico, resultado de 18 meses de trabalho coletivo e colaborativo, queremos registrar que para a profissionalização da formação docente no Brasil urge a ampliação, fortalecimento e valorização do Pibid, que demostra ser uma política efetiva para a permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos de graduação. Trata-se de um material pedagógico, estruturado em formato de oficinas, que refletem ao menos duas questões que estruturaram o subprojeto entre as licenciaturas de História e de Sociologia da UnB. A primeira é referente a interdisciplinaridade entre duas licenciaturas da área de humanidades. Como registro desse trabalho colaborativo, destacamos que a integração entre os componentes disciplinares ocorreu por meio de trabalhos e debates a partir de eixos temáticos, uma vez que a proposta do projeto foi utilizar a pesquisa como pressuposto de ensino, questão já presente nos debates teóricos e pedagógicos de ambas as áreas. A segunda questão faz alusão a criação de grupos (também chamados de clubes) que se dividiram de forma a reunir integrantes de ambas as áreas para discutir e exercitar pedagogicamente os quatro eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir da forma em que foram recontextualizados pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Médio, publicado em 2020. Assim, os(as) pibidianos(as) foram estimulados a elaborar oficinas pedagógicas ao redor dos eixos de: a) "Investigação Científica", que se transformou na Oficina "Artivismo"; b) "Processos Criativos", que deu origem à Oficina intitulada "Cineclube Lado B"; c) "Mediação e Intervenção Sociocultural", que se materializou na Oficina intitulada "Rasurando Narrativas", e; d) "Empreendedorismo", a partir do qual foi proposta a Oficina "Além dos Muros". |
metadata.dc.description.unidade: | Departamento de Sociologia (ICS SOL) Instituto de Ciências Sociais (ICS) |
Licença:: | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International License. |
Collection(s) : | Livros e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.