Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Portela, Cristiane de Assis | - |
dc.contributor.author | Rosa, Bibiana Soyaux de Almeida | - |
dc.contributor.author | Lima, Gabriela Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T12:31:24Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T12:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CIGALES, Marcelo Pinheiro et al. (org.). Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022. Brasília: Universidade de Brasília, 2022. 149 p., il. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86503-92-0 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45523 | - |
dc.description.abstract | A publicação é resultado das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Brasília (UnB) na edição 2020-2022. Trata-se de um material produzido por pibidianos(as): licenciados(as) de História e Ciências Sociais, professores(as) supervisores(as) da Educação Básica e professores(as) coordenadores(as) da UnB. Com a publicação deste material pedagógico, resultado de 18 meses de trabalho coletivo e colaborativo, queremos registrar que para a profissionalização da formação docente no Brasil urge a ampliação, fortalecimento e valorização do Pibid, que demostra ser uma política efetiva para a permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos de graduação. Trata-se de um material pedagógico, estruturado em formato de oficinas, que refletem ao menos duas questões que estruturaram o subprojeto entre as licenciaturas de História e de Sociologia da UnB. A primeira é referente a interdisciplinaridade entre duas licenciaturas da área de humanidades. Como registro desse trabalho colaborativo, destacamos que a integração entre os componentes disciplinares ocorreu por meio de trabalhos e debates a partir de eixos temáticos, uma vez que a proposta do projeto foi utilizar a pesquisa como pressuposto de ensino, questão já presente nos debates teóricos e pedagógicos de ambas as áreas. A segunda questão faz alusão a criação de grupos (também chamados de clubes) que se dividiram de forma a reunir integrantes de ambas as áreas para discutir e exercitar pedagogicamente os quatro eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir da forma em que foram recontextualizados pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Médio, publicado em 2020. Assim, os(as) pibidianos(as) foram estimulados a elaborar oficinas pedagógicas ao redor dos eixos de: a) "Investigação Científica", que se transformou na Oficina "Artivismo"; b) "Processos Criativos", que deu origem à Oficina intitulada "Cineclube Lado B"; c) "Mediação e Intervenção Sociocultural", que se materializou na Oficina intitulada "Rasurando Narrativas", e; d) "Empreendedorismo", a partir do qual foi proposta a Oficina "Além dos Muros". | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Oficinas didáticas interdisciplinares : proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022 | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4320-5941 | - |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4500-4748 | - |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0005-5226 | - |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2159-7558 | - |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|