Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bugarin, Maurício Soares | - |
dc.contributor.author | Silva, José Antonio Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T22:15:45Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T22:15:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Antonio Barbosa da. Gastos públicos federais com emendas parlamentares: uma análise à luz da Lei de Benford. 2022. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45353 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar se há ou não aderência à Lei de Benford dos gastos públicos
federais com emendas parlamentares do ano de 2020. Os baixos níveis de execução de
emendas individuais na gestão de Dilma Rousseff aliados ao enfraquecimento do governo
levaram à aprovação da Emenda Constitucional (EC) 86/2015, que tornou as emendas
individuais impositivas. Seguiram-se a EC 100/2019, que tornou as emendas de bancada
impositivas, e a hipertrofia do “orçamento secreto”, expressão atribuída às emendas do relator
por sua falta de transparência. Assim, essa tríade - emendas individuais, de bancada e do
relator – catapultaram os gastos públicos com emendas parlamentares para mais de R$ 16
bilhões no ano de 2020. A metodologia utilizada foi baseada em Bugarin e Cunha (2015),
Cunha e Bugarin (2015), Cunha, Bugarin e Portugal (2016) e Nigrini (2012), que associa
testes de hipóteses à Lei de Benford. Os dados foram analisados sob três perspectivas: o
conjunto total de dados de 2020; por espectro ideológico, por meio de uma média móvel das
emendas dos principais partidos de esquerda, de centro e de direita, consoante a classificação
de Zucco & Power (2022) para a Legislatura 2019 – 2023; e por regiões. Os resultados
mostram “não conformidade” para parte das simulações para o Teste do Primeiro Dígito, que
fornece uma visão macro acerca da existência de anomalias. Já em relação ao Teste dos Dois
Primeiros Dígitos, que é mais específico e mais preciso que o anterior, 100% das simulações
apontam “não conformidade”, indicando uma possível manipulação de dados. Ademais,
identificou-se a preponderância, entre as categorias que mais superaram os limites críticos, de
valores múltiplos de 5 mil, o que pode sugerir majoração dos gastos para se atingir o valor
máximo alocado pelas emendas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gastos públicos federais com emendas parlamentares : uma análise à luz da Lei de Benford | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emendas parlamentares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei de Benford | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gastos públicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper uses Benford’s Law to analyze federal public spending with parliamentary
amendments of the year 2020. The low levels of execution of individual amendments in the
administration of Dilma Rousseff allied to the weakening of the government led to the
approval of Constitutional Amendment (EC) 86/2015, which made individual amendments
mandatory. This was followed by EC 100/2019, which made the bench amendments
mandatory, and the hypertrophy of the “secret budget”, an expression attributed to the
rapporteur's amendments for their lack of transparency. Thus, this triad - individual, bench
and rapporteur amendments - catapulted public spending on parliamentary amendments to
more than BRL 16 billion in 2020. The methodology used was based on Bugarin and Cunha
(2015), Cunha and Bugarin ( 2015), Cunha, Bugarin and Portugal (2016) and Nigrini (2012),
which associates hypothesis tests with Benford's Law. Data were analyzed from three
perspectives: in general; by ideological spectrum, through a moving average of the
amendments of the main left, center and right parties, according to the classification of Zucco
& Power (2022) for the Legislature 2019 – 2023; and by regions. The results show
“nonconformity” for part of the simulations for the First Digit Test, which provides a macro
view of the existence of anomalies. In relation to the First Two Digits Test, which is more
specific and more accurate than the previous one, 100% of the simulations indicate “noncompliance”, indicating a possible manipulation of data. Furthermore, a preponderance was
identified among the categories that most exceeded the critical limits of multiples of 5
thousand, which may suggest an increase in expenses to reach the maximum amount allocated
by the amendments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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