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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45150
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Title: Ciclos políticos-econômicos : a eficiência dos gastos públicos na Universidade de Brasília no período 1995-2020
Authors: Macedo, Alan Bezerra
Orientador(es):: Takasago, Milene
Coorientador(es):: Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto:: Eficiência
Ciclo político
Educação
Gastos públicos
Issue Date: 9-Nov-2022
Citation: MACEDO, Alan Bezerra. Ciclos políticos-econômicos: a eficiência dos gastos públicos na Universidade de Brasília no período 1995-2020. 2022. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: As questões educacionais podem ser analisadas sobre três grandes aspectos: 1) o acesso; 2) a adequada gestão e 3) a qualidade dos serviços ofertados. A partir da expansão da base de acesso, se faz necessário e mais evidente, avaliar as questões de gestão e de qualidade. Este trabalho buscou avaliar quais os ciclos políticos apresentaram a maior eficiência dos gastos na Universidade de Brasília entre os anos de 1995 a 2020. Durante esse período o Brasil foi governando com ideologias partidárias bastante distintas, principalmente no que tange a forma de financiamento na educação de nível superior. O método utilizado para avaliar a eficiência foi a Análise Envoltória de Dados (DEA), uma técnica de programação linear que estima uma fronteira de produção com dados reais gerando uma fronteira não paramétrica. O modelo da DEA foi com retorno variável de escala (VRS) orientado para output, de modo a avaliar o quanto poderia ser produzido a partir dos insumos. Para variáveis de inputsforam utilizadas as despesas liquidadas (gastos), o número de docente e o número de técnicos administrativos, já para os outputs foram considerados: o número de vagas preenchidas e o número de formados. O estudo demostrou que a eficiência plena foi alcançada em dois momentos: o período de 1995-1998 e o período de 2003-2010. É importante notar que as maiores eficiências são alcançadas justamente em governos que possuem divergências importantes com o trato dos gastos na área de educação, entretanto, é possível afirmar que os índices são alcançados atendendo as premissas ideológicas-partidárias. No primeiro período o foco é na melhoria da gestão e na eficiência nos recursos e o segundo período num aumento de gastos, buscando o acesso mais universal à educação superior, e a eficiência é alcançada na geração de serviços em proporções superiores aos gastos. Por fim, num cenário que se observa uma tendência de redução de recursos destinados à educação, torna-se de grande importância a mensuração de indicadores de eficiência que visem a melhoria constante no processo de gestão.
Abstract: Educational issues can be analyzed on three major aspects: 1) access, 2) adequate management, and 3) the quality of the services offered. With the expansion of the access base, it becomes necessary and more evident to evaluate the management and quality issues. This work sought to evaluate which political cycles presented the greatest efficiency in spending at the University of Brasilia between the years 1995 and 2020. During this period, Brazil was governed by very different party ideologies, especially regarding the way of financing higher education. The method used to evaluate efficiency was Data Envelopment Analysis (DEA), a linear programming technique that estimates a production frontier with real data, generating a nonparametric frontier. The DEA model was with output-oriented variable returns to scale (VRS) in order to evaluate how much could be produced from inputs. For inputs variables were used the settled expenses (expenditures), the number of faculty and the number of administrative technicians, while for outputs were considered: the number of vacancies filled and the number of graduates. The study showed that full efficiency was reached in two moments: the period 1995-1998 and the period 2003-2010. It is important to note that the highest efficiencies are achieved precisely in governments that have major disagreements with the treatment of spending in the area of education, however, it is possible to affirm that the indexes are achieved attending to ideological-party premises. In the first period the focus is on improving management and resource efficiency, and in the second period on an increase in spending, seeking more universal access to higher education, and efficiency is achieved in the generation of services in proportions greater than the spending. Finally, in a scenario where there is a tendency to reduce the resources destined to education, it is of great importance to measure efficiency indicators that aim at constant improvement in the management process.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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