Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Takasago, Milene | - |
dc.contributor.author | Macedo, Alan Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T20:38:51Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09T20:38:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-18 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Alan Bezerra. Ciclos políticos-econômicos: a eficiência dos gastos públicos na Universidade de Brasília no período 1995-2020. 2022. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45150 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As questões educacionais podem ser analisadas sobre três grandes aspectos: 1) o acesso; 2) a
adequada gestão e 3) a qualidade dos serviços ofertados. A partir da expansão da base de acesso,
se faz necessário e mais evidente, avaliar as questões de gestão e de qualidade. Este trabalho
buscou avaliar quais os ciclos políticos apresentaram a maior eficiência dos gastos na
Universidade de Brasília entre os anos de 1995 a 2020. Durante esse período o Brasil foi
governando com ideologias partidárias bastante distintas, principalmente no que tange a forma
de financiamento na educação de nível superior. O método utilizado para avaliar a eficiência
foi a Análise Envoltória de Dados (DEA), uma técnica de programação linear que estima uma
fronteira de produção com dados reais gerando uma fronteira não paramétrica. O modelo da
DEA foi com retorno variável de escala (VRS) orientado para output, de modo a avaliar o quanto
poderia ser produzido a partir dos insumos. Para variáveis de inputsforam utilizadas as despesas
liquidadas (gastos), o número de docente e o número de técnicos administrativos, já para os
outputs foram considerados: o número de vagas preenchidas e o número de formados. O estudo
demostrou que a eficiência plena foi alcançada em dois momentos: o período de 1995-1998 e
o período de 2003-2010. É importante notar que as maiores eficiências são alcançadas
justamente em governos que possuem divergências importantes com o trato dos gastos na área
de educação, entretanto, é possível afirmar que os índices são alcançados atendendo as
premissas ideológicas-partidárias. No primeiro período o foco é na melhoria da gestão e na
eficiência nos recursos e o segundo período num aumento de gastos, buscando o acesso mais
universal à educação superior, e a eficiência é alcançada na geração de serviços em proporções
superiores aos gastos. Por fim, num cenário que se observa uma tendência de redução de
recursos destinados à educação, torna-se de grande importância a mensuração de indicadores
de eficiência que visem a melhoria constante no processo de gestão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ciclos políticos-econômicos : a eficiência dos gastos públicos na Universidade de Brasília no período 1995-2020 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo político | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gastos públicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Vieira, Eduardo Tadeu | - |
dc.description.abstract1 | Educational issues can be analyzed on three major aspects: 1) access, 2) adequate management,
and 3) the quality of the services offered. With the expansion of the access base, it becomes
necessary and more evident to evaluate the management and quality issues. This work sought
to evaluate which political cycles presented the greatest efficiency in spending at the University
of Brasilia between the years 1995 and 2020. During this period, Brazil was governed by very
different party ideologies, especially regarding the way of financing higher education. The
method used to evaluate efficiency was Data Envelopment Analysis (DEA), a linear
programming technique that estimates a production frontier with real data, generating a nonparametric frontier. The DEA model was with output-oriented variable returns to scale (VRS)
in order to evaluate how much could be produced from inputs. For inputs variables were used
the settled expenses (expenditures), the number of faculty and the number of administrative
technicians, while for outputs were considered: the number of vacancies filled and the number
of graduates. The study showed that full efficiency was reached in two moments: the period
1995-1998 and the period 2003-2010. It is important to note that the highest efficiencies are
achieved precisely in governments that have major disagreements with the treatment of
spending in the area of education, however, it is possible to affirm that the indexes are achieved
attending to ideological-party premises. In the first period the focus is on improving
management and resource efficiency, and in the second period on an increase in spending,
seeking more universal access to higher education, and efficiency is achieved in the generation
of services in proportions greater than the spending. Finally, in a scenario where there is a
tendency to reduce the resources destined to education, it is of great importance to measure
efficiency indicators that aim at constant improvement in the management process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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