http://repositorio.unb.br/handle/10482/45135
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2022_DaniloVítordosSantosMützenberg.pdf | 5,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Estudo numérico-experimental do mecanismo de transferência de carga na camada de distribuição em fundações reforçadas com inclusões rígidas |
Autor : | Mützenberg, Danilo Vítor dos Santos |
metadata.dc.contributor.email: | danilo.mutz@gmail.com |
Orientador(es):: | Rodríguez Rebolledo, Juan Félix |
Assunto:: | Transferência de carga Fundações (Engenharia) Inclusões rígidas Mecanismo de ruptura Solos tropicais |
Fecha de publicación : | 7-nov-2022 |
Data de defesa:: | 15-jul-2022 |
Citación : | MÜTZENBERG, Danilo Vítor dos Santos. Estudo numérico-experimental do mecanismo de transferência de carga na camada de distribuição em fundações reforçadas com inclusões rígidas. 2022. xvi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | A técnica das inclusões rígidas tem sido comumente usada para reforçar solos moles de aterros rodoviários e ferroviários. No entanto, atualmente ela tem sido usada para reduzir custos de fundações de edifícios. Estudos numéricos mostram que o mecanismo de transferência de carga obtido é diferente quando uma laje rígida é usada em vez de um aterro, aumentando consideravelmente a eficiência. Este trabalho apresenta resultados de um estudo numéricoexperimental do mecanismo de transferência de carga entre a cabeça de uma inclusão e a camada de distribuição (CDC) sob uma laje rígida, considerando um solo coesivo-friccional formado por um solo tropical característico do Distrito Federal compactado, com e sem cimento. Os modelos numéricos foram calibrados usando dados de modelos físicos em escala real. Com a finalidade de simular e conferir o desenvolvimento do mecanismo de transferência de carga obtido no modelo físico, foi elaborado um modelo numérico baseado no método dos elementos discretos (MED). A partir da definição desse mecanismo, foi desenvolvido um modelo por meio do método dos elementos finitos (MEF) que permitiu simular o comportamento obtido da CDC nos modelos físicos e no MED. Os parâmetros de resistência e compressibilidade dos materiais usados na CDC foram calibrados e ajustados para o modelo constitutivo Hardening Soil (HSM) a partir de ensaios laboratoriais e dos modelos físicos. Foram estudados os possíveis mecanismos de ruptura que podem acontecer na CDC usando os modelos baseados no MEF e os parâmetros calibrados e ajustados para o HSM, observando a influência dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e da geometria do cone de transferência de carga. Com os resultados obtidos, foi desenvolvida uma metodologia para a obtenção da capacidade de carga da cabeça da inclusão que permite definir o carregamento máximo que pode ser transferido pelo cone de transferência de carga, e que, porsua vez, permite obter a espessura máxima da CDC e o espaçamento mínimo entre inclusões. |
Abstract: | The technique of rigid inclusions has been commonly used to reinforce soft soils of road and railway embankments. However, nowadays it has been used to reduce costs of building foundations. Numerical studies show that the load-transfer mechanism is different when a rigid slab is used instead of an embankment, significantly increasing its efficiency. This paper presents the results of a numerical-experimental study of the load-transfer mechanism between the head of an inclusion and the load-transfer platform (LTP) under a rigid slab, considering a cohesive-frictional soil formed by a compacted tropical soil characteristic of the Federal District, with and without cement. The numerical models were calibrated and validated using data from full-scale physical models. To simulate and validate the formation of the load-transfer mechanism observed in the physical model a numerical model based on the discrete elements method (DEM) was developed. From the definition of this mechanism, a finite element method (FEM) model was developed to simulate the LTP behavior observed in the physical and DEM models. The strength and compressibility parameters of the materials used in the LTP were calibrated and adjusted to the Hardening Soil (HSM) constitutive model from the laboratory tests and physical models. The failure mechanisms in the LTP were studied using the models based on the FEM and the calibrated and adjusted parameters for the HSM, observing the influence of the shear strength parameters and the geometry of the load-transfer cone. With the obtained results, a methodology was developed for obtaining the load bearing capacity of the inclusion head, that allows to define the maximum load that can be transferred by the loadtransfer cone, which permits to obtain the maximum LTP thickness and the minimum spacing between inclusions. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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