Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodríguez Rebolledo, Juan Félix | - |
dc.contributor.author | Mützenberg, Danilo Vítor dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-07T22:28:37Z | - |
dc.date.available | 2022-11-07T22:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-15 | - |
dc.identifier.citation | MÜTZENBERG, Danilo Vítor dos Santos. Estudo numérico-experimental do mecanismo de transferência de carga na camada de distribuição em fundações reforçadas com inclusões rígidas. 2022. xvi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45135 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A técnica das inclusões rígidas tem sido comumente usada para reforçar solos moles de aterros
rodoviários e ferroviários. No entanto, atualmente ela tem sido usada para reduzir custos de
fundações de edifícios. Estudos numéricos mostram que o mecanismo de transferência de carga
obtido é diferente quando uma laje rígida é usada em vez de um aterro, aumentando
consideravelmente a eficiência. Este trabalho apresenta resultados de um estudo numéricoexperimental do mecanismo de transferência de carga entre a cabeça de uma inclusão e a
camada de distribuição (CDC) sob uma laje rígida, considerando um solo coesivo-friccional
formado por um solo tropical característico do Distrito Federal compactado, com e sem
cimento. Os modelos numéricos foram calibrados usando dados de modelos físicos em escala
real. Com a finalidade de simular e conferir o desenvolvimento do mecanismo de transferência
de carga obtido no modelo físico, foi elaborado um modelo numérico baseado no método dos
elementos discretos (MED). A partir da definição desse mecanismo, foi desenvolvido um
modelo por meio do método dos elementos finitos (MEF) que permitiu simular o
comportamento obtido da CDC nos modelos físicos e no MED. Os parâmetros de resistência e
compressibilidade dos materiais usados na CDC foram calibrados e ajustados para o modelo
constitutivo Hardening Soil (HSM) a partir de ensaios laboratoriais e dos modelos físicos.
Foram estudados os possíveis mecanismos de ruptura que podem acontecer na CDC usando os
modelos baseados no MEF e os parâmetros calibrados e ajustados para o HSM, observando a
influência dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e da geometria do cone de
transferência de carga. Com os resultados obtidos, foi desenvolvida uma metodologia para a
obtenção da capacidade de carga da cabeça da inclusão que permite definir o carregamento
máximo que pode ser transferido pelo cone de transferência de carga, e que, porsua vez, permite
obter a espessura máxima da CDC e o espaçamento mínimo entre inclusões. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico-experimental do mecanismo de transferência de carga na camada de distribuição em fundações reforçadas com inclusões rígidas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transferência de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundações (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusões rígidas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecanismo de ruptura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos tropicais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The technique of rigid inclusions has been commonly used to reinforce soft soils of road and
railway embankments. However, nowadays it has been used to reduce costs of building
foundations. Numerical studies show that the load-transfer mechanism is different when a rigid
slab is used instead of an embankment, significantly increasing its efficiency. This paper
presents the results of a numerical-experimental study of the load-transfer mechanism between
the head of an inclusion and the load-transfer platform (LTP) under a rigid slab, considering a
cohesive-frictional soil formed by a compacted tropical soil characteristic of the Federal
District, with and without cement. The numerical models were calibrated and validated using
data from full-scale physical models. To simulate and validate the formation of the load-transfer
mechanism observed in the physical model a numerical model based on the discrete elements
method (DEM) was developed. From the definition of this mechanism, a finite element method
(FEM) model was developed to simulate the LTP behavior observed in the physical and DEM
models. The strength and compressibility parameters of the materials used in the LTP were
calibrated and adjusted to the Hardening Soil (HSM) constitutive model from the laboratory
tests and physical models. The failure mechanisms in the LTP were studied using the models
based on the FEM and the calibrated and adjusted parameters for the HSM, observing the
influence of the shear strength parameters and the geometry of the load-transfer cone. With the
obtained results, a methodology was developed for obtaining the load bearing capacity of the
inclusion head, that allows to define the maximum load that can be transferred by the loadtransfer cone, which permits to obtain the maximum LTP thickness and the minimum spacing
between inclusions. | pt_BR |
dc.contributor.email | danilo.mutz@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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