Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45112
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTE_ArteBregaFormas.pdf332,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A arte brega e as formas de negociar incertezas
Otros títulos : Brega art and ways to negotiate uncertainties
Arte brega y formas de negociar incertidumbres
Autor : Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
metadata.dc.contributor.email: mailto:dionisio@unb.br
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-3705-1667
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: História da arte
Instituições museológicas
Arte - estética
Fecha de publicación : 1-may-2021
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina
Citación : OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. A arte brega e as formas de negociar incertezas. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 48-65, 2021. DOI 10.5965/2175234613302021048. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19502. Acesso em: 04 nov. 2022.
Resumen : O presente texto busca pontuar as motivações de um historiador da arte frente aos desafios dessa disciplina nas últimas três décadas. De evidente trato autobiográfico, o texto percorre escolhas conceituais, as noções eleitas e usa a brega como prática metodológica para construir as abordagens da arte. Insinuamos, ainda, alguns modelos epistemológicos de compreensão da produção artística, seja pela explicitação dos autores no texto, seja pelas parcerias do que chamamos de comunidade de intérpretes.
Abstract: The present paper aims to point out the motivations of an art historian regarding the challenges this discipline has faced in the past three decades. With an evident autobiographical approach, the text makes conceptual choices, elected notions, and uses brega as a methodological practice to construct approaches to art. We also suggest some epistemological models to understand artistic production, whether by making the authors of the text explicit, or by partnerships of what we call a community of interpreters.
Resumen: El presente artículo tiene como objetivo señalar las motivaciones de un historiador del arte ante los desafíos que esta disciplina ha enfrentado en las últimas tres décadas. Con un evidente enfoque autobiográfico, el texto toma decisiones conceptuales, elige nociones y utiliza la brega como práctica metodológica para construir enfoques del arte. También sugerimos algunos modelos epistemológicos para entender la producción artística, ya sea haciendo explícitos a los autores del texto, o mediante asociaciones de lo que llamamos una comunidad de intérpretes.
Licença:: Palíndromo - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma: Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo. Fonte: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/about/submissions.Acesso em: 04 nov. 2021.
DOI: https://doi.org/10.5965/2175234613302021048
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45112/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.