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Título : O estudo do meio na educação ambiental formal : contribuições da ciência geográfica
Otros títulos : Field work for environmental education : geographic theory contributions
El estudio del entorno en la educación ambiental formal : contribuciones de la ciencia geográfica
Autor : Lambert, Luna Letícia de Mattos
Fernandes, Maria Lídia Bueno
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4878-3115
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Assunto:: Transformação social
Espacialidade
Construtivismo
Fecha de publicación : 25-oct-2016
Editorial : Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Citación : LAMBERT, Luna Letícia de Mattos; FERNANDES, Maria Lídia Bueno. O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 22, n. 47, p. 150-169, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4800. Acesso em: 16 fev. 2022.
Resumen : Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.
Abstract: The article discusses the relationship between geography and environmental education criticism. Takes field work as a pedagogical method that can promote this approach. Is anchored on the geographical theory of Santos, in Leff, Layrargues and Loureiro in environmental education and Fernandes and Lopes and Pontuschka in field work. This is a joint research and environmental education projects of Federal District's public schools presented at the IV CNIJMA in 2013 are the empirical reference. It analyzes the relationship between environmental education theoretical proposals and projects of schools. It was identified that field work is a good alternative to relate these areas with a focus on social transformation, but is not used in schools.
Resumen: El artículo analiza la relación entre la geografía y la educación ambiental crítica. Toma estudio del entorno como un enfoque pedagógico que puede promover este aproximación. Está anclado en la teoria geográfica de Santos, en Leff, Layrargues y Loureiro en la educación ambiental y en Fernandes, Lopes y Pontuschka en el estudio del entorno. Se trata de una investigación mista y proyectos de educación ambiental en las escuelas públicas del Distrito Federal, que se han presentado en la IV CNIJMA en 2013, son la referencia empírica. Se analiza la relación entre las propuestas teóricas de la educación ambiental y los proyectos de las escuelas. Se identificó que lo estudio del entorno es capaz de relacionar estas áreas con un enfoque en la transformación social, pero no se utiliza en las escuelas.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4800. Acesso em: 16 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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