Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45067
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoMeioEducacao.pdf423,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLambert, Luna Letícia de Mattos-
dc.contributor.authorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.date.accessioned2022-10-26T14:19:44Z-
dc.date.available2022-10-26T14:19:44Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.identifier.citationLAMBERT, Luna Letícia de Mattos; FERNANDES, Maria Lídia Bueno. O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 22, n. 47, p. 150-169, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4800. Acesso em: 16 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45067-
dc.description.abstractEste artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO estudo do meio na educação ambiental formal : contribuições da ciência geográficapt_BR
dc.title.alternativeField work for environmental education : geographic theory contributionspt_BR
dc.title.alternativeEl estudio del entorno en la educación ambiental formal : contribuciones de la ciencia geográficapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTransformação socialpt_BR
dc.subject.keywordEspacialidadept_BR
dc.subject.keywordConstrutivismopt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4800. Acesso em: 16 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800pt_BR
dc.description.abstract1The article discusses the relationship between geography and environmental education criticism. Takes field work as a pedagogical method that can promote this approach. Is anchored on the geographical theory of Santos, in Leff, Layrargues and Loureiro in environmental education and Fernandes and Lopes and Pontuschka in field work. This is a joint research and environmental education projects of Federal District's public schools presented at the IV CNIJMA in 2013 are the empirical reference. It analyzes the relationship between environmental education theoretical proposals and projects of schools. It was identified that field work is a good alternative to relate these areas with a focus on social transformation, but is not used in schools.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo analiza la relación entre la geografía y la educación ambiental crítica. Toma estudio del entorno como un enfoque pedagógico que puede promover este aproximación. Está anclado en la teoria geográfica de Santos, en Leff, Layrargues y Loureiro en la educación ambiental y en Fernandes, Lopes y Pontuschka en el estudio del entorno. Se trata de una investigación mista y proyectos de educación ambiental en las escuelas públicas del Distrito Federal, que se han presentado en la IV CNIJMA en 2013, son la referencia empírica. Se analiza la relación entre las propuestas teóricas de la educación ambiental y los proyectos de las escuelas. Se identificó que lo estudio del entorno es capaz de relacionar estas áreas con un enfoque en la transformación social, pero no se utiliza en las escuelas.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4878-3115pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.