http://repositorio.unb.br/handle/10482/44856
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Title: | Compreensão da gravidade através do tratamento astronômico das imagens das luas galileanas em sala de aula |
Authors: | Sousa Filho, Joaquim Borges de |
metadata.dc.contributor.email: | jborgesfil@yahoo.com.br |
Orientador(es):: | Andrade, Vanessa Carvalho de |
Assunto:: | Ensino de Física Leis de Kepler Gravitação universal Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação Ensino investigativo Simuladores |
Issue Date: | 19-Sep-2022 |
Data de defesa:: | 29-Jun-2022 |
Citation: | SOUSA FILHO, Joaquim Borges de. Compreensão da gravidade através do tratamento astronômico das imagens das luas galileanas em sala de aula. 2022. 213 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | Em consequência do desprovimento de livros didáticos que possam atender assuntos de forma mais específica e detalhada acerca de Astronomia e Astrofísica com ênfase nas leis de Kepler e Gravitação Universal, constatou-se a importância de idealizar um material que pudesse conter uma sequência didática, e que atendesse o anseio de contribuir minimamente aos estudantes, que são os protagonistas da aprendizagem. Em conformidade com o engendramento proposto no nosso trabalho, salienta-se conveniente a abordagem por meio do referencial teórico à luz das asserções elaboradas por Vygotsky pertinente ao sociointeracionismo, mesmo em um contexto em que as aulas ocorreram no formato síncrono em virtude do desencadeamento pandêmico da Covid-19. A dinâmica das aulas desenvolveu-se através da propositura teórica de Carvalho (2013) concernente a Sequência de Ensino Investigativo, focalizada na recomendação de aproximar o discente de um processo diferente na perspectiva da compreensão das leis do movimento planetário e também da ação gravitacional. O Produto Educacional traz, com ênfase nas subdivisões das aulas, um conjunto de questões para que o mediador tenha conhecimento do histórico prévio do aluno, ou seja, o saber cultural e social relativo aos planetas e os seus comportamentos. Em seguida é apresentado aos discentes um problema não experimental, com base nas pesquisas realizadas por Galileu em janeiro do ano de 1610 na observação das Luas de Júpiter. Na segunda aula, foi desempenhada pelos estudantes uma investigação sobre o contexto histórico da Astronomia e as contribuições dos observadores da época, o que foi apresentado pelos mesmos via Google Met. Seguindo em frente, realizou-se a inserção das geometrias cônicas, para que os atores integrantes pudessem diferenciar as categorias de curvaturas através da excentricidade com o uso de simuladores de Matemática disponibilizado pela Universidade Aberta e Ensino à Distância da Universidade do México. Foi desenvolvido por meio de programas de software educacionais da Physics at School simulações das leis de Kepler. Enquanto que para a Gravitação Universal, foram feito uso de simuladores do Phet da Universidade da Califórnia. Contudo, vale ressaltar que para um detalhamento melhor, o capítulo propriamente de Física traz um tratamento das leis de Kepler realizado por meio das Equações de Lagrange que, de maneira geral, possibilita uma visão ampla e favorece ao colega professor um entendimento mais profundo do comportamento planetário. Por fim, é exposto um comparativo entre as respostas de um questionário apresentado no início do Ensino Investigativo e outro no final realizando uma síntese geral do processo de aprendizagem proposto |
Abstract: | As a result of the lack of textbooks that can address subjects in a more specific and detailed way about astronomy and astrophysics with an emphasis on the laws of Kepler and Universal Gravitation, It was found the importance of idealizing a material that could contain a didactic sequence, and that would meet the desire to contribute minimally to students, who are the protagonists of learning. In accordance with the engineering proposed in our work, it is convenient to approach the theoretical framework in the light of the assertions made by Vygotsky relevant to sociointeractionism, even in a context where classes took place in synchronous format due to the pandemic triggering of Covid-19. The dynamics of the classes was developed through the theoretical proposition of Carvalho (2013) concerning the Sequence of Investigative Teaching, focused on the recommendation to bring the student closer to a different process from the perspective of understanding the laws of planetary motion and also gravitational action. The Educational Product brings, with emphasis on the subdivisions of the classes, a set of questions so that the mediator has knowledge of the previous history of the student, that is, the cultural and social knowledge related to the planets and their behaviors. The students are then presented with a non-experimental problem, based on the research carried out by Galileo in January 1610 on the observation of the Moons of Jupiter. In the second class, the students performed an investigation on the historical context of astronomy and the contributions of the observers of the time, which was presented by them via Google Met. Moving forward, the insertion of the conical geometries was carried out, so that the members could differentiate the categories of curvatures through eccentricity with the use of Mathematics simulators provided by the Open University and Distance Education of the University of Mexico. It was developed through educational software programs from Physics at School simulations of Kepler‟s laws. Whereas for Universal Gravitation, Phet simulators from the University of California were used. However, it is worth noting that for further detail, the actual chapter of Physics brings a treatment of Kepler‟s laws carried out through the Lagrange equations which, In general, it allows a broad vision and favors a deeper understanding of planetary behavior. Finally, a comparison is presented between the answers of a questionnaire presented at the beginning of Investigative Teaching and another at the end performing a general synthesis of the proposed learning process |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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