http://repositorio.unb.br/handle/10482/44794
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_EugênioNunesCorreia.pdf | 669,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A poesia de Tony Tcheca na compreensão da realidade social guineense |
Autor : | Correia, Eugênio Nunes |
metadata.dc.contributor.email: | eugenionunes733@gmail.com |
Orientador(es):: | Rodrigues, Fabricia Walace |
Assunto:: | Tcheka, Tony, 1951- crítica e interpretação Guiné-Bissau Literatura - crítica e interpretação Literatura africana |
Fecha de publicación : | 13-sep-2022 |
Data de defesa:: | 14-jun-2022 |
Citación : | CORREIA, Eugênio Nunes. A poesia de Tony Tcheca na compreensão da realidade social guineense. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Partindo do pressuposto de que a literatura deve interpelar a sociedade em todas as dimensões, esta dissertação trata da observação, via poesia, de como se dá a relação com o outro na poesia de Tony Tcheka e consequentemente na sociedade guineense em alguns de seus aspectos sócio-políticos, a partir de duas obras poéticas do autor, nomeadamente: Guiné: sabura que dói (2008) e Desesperança no chão de medo e dor (2015). Pelo viés interpretativo/analítico verifica-se que os versos de Tcheka retratam o cotidiano guineense e uma relação harmônica entre o eu e o outro (o povo) que compõem o pluriverso cultural guineense, uma relação suportada pelo espírito de guineendade ou, como se diz na língua guineense: anos ku mama, enquanto uma identidade plural. Entra em destaque nesses versos a dura labuta do homem lavrador, da mulher bideira/vendedeira e a infância sem tempo de ser criança. Com isso, a sua poesia traça uma crítica ao neocolonialismo e à classe dirigente que governa para si, não para o povo. Amparado nos estudiosos da literatura guineense como Augel (2005), Couto; Embaló (2011), Nanque (2016), entre outros, o trabalho conclui que a literatura guineense, exemplificada na poética de Tcheka, contribui para a compreensão da construção da nação na medida em que chama para si os referentes sociais e políticos do pós-independência à contemporaneidade. |
Abstract: | Assuming that literature should challenge society in all dimensions, this dissertation deals with the observation, via poetry, of how the relationship with the other occurs in Tony Tcheka's poetry and consequently in Guinean society in some of its socio-cultural aspects. politicians, based on two poetic works by the author, namely: Guiné: sabura que dói (2008) and Desesperança no chão de medo e dor (2015). From the interpretative/analytical point of view, it is verified that Tcheka's verses portray Guinean daily life and harmonious relationship between the self and the other (the people) that make up the Guinean cultural pluriverse, a relationship supported by the spirit of Guineendade, or as they say in the Guinean language: anos ku mama, as a plural identity. These verses highlight the hard work of the farmer man, bidera/vendedeira woman and childhood without time to be a child. With that, his poetry traces a critique of neocolonialism and the ruling class that governs for itself, not for the people. Supported by scholars of Guinean literature such as Augel (2005), Couto; Embaló (2011), Nanque (2016), among others, the work concludes that Guinean literature, exemplified in the poetics of Tcheka, contributes to the understanding of nation building insofar as it draws upon itself the social and political referents of the post-independence to contemporaneity. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.