Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44794
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EugênioNunesCorreia.pdf669,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Fabricia Walace-
dc.contributor.authorCorreia, Eugênio Nunes-
dc.date.accessioned2022-09-13T19:23:03Z-
dc.date.available2022-09-13T19:23:03Z-
dc.date.issued2022-09-13-
dc.date.submitted2022-06-14-
dc.identifier.citationCORREIA, Eugênio Nunes. A poesia de Tony Tcheca na compreensão da realidade social guineense. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44794-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que a literatura deve interpelar a sociedade em todas as dimensões, esta dissertação trata da observação, via poesia, de como se dá a relação com o outro na poesia de Tony Tcheka e consequentemente na sociedade guineense em alguns de seus aspectos sócio-políticos, a partir de duas obras poéticas do autor, nomeadamente: Guiné: sabura que dói (2008) e Desesperança no chão de medo e dor (2015). Pelo viés interpretativo/analítico verifica-se que os versos de Tcheka retratam o cotidiano guineense e uma relação harmônica entre o eu e o outro (o povo) que compõem o pluriverso cultural guineense, uma relação suportada pelo espírito de guineendade ou, como se diz na língua guineense: anos ku mama, enquanto uma identidade plural. Entra em destaque nesses versos a dura labuta do homem lavrador, da mulher bideira/vendedeira e a infância sem tempo de ser criança. Com isso, a sua poesia traça uma crítica ao neocolonialismo e à classe dirigente que governa para si, não para o povo. Amparado nos estudiosos da literatura guineense como Augel (2005), Couto; Embaló (2011), Nanque (2016), entre outros, o trabalho conclui que a literatura guineense, exemplificada na poética de Tcheka, contribui para a compreensão da construção da nação na medida em que chama para si os referentes sociais e políticos do pós-independência à contemporaneidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA poesia de Tony Tcheca na compreensão da realidade social guineensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTcheka, Tony, 1951- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordGuiné-Bissaupt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura africanapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Assuming that literature should challenge society in all dimensions, this dissertation deals with the observation, via poetry, of how the relationship with the other occurs in Tony Tcheka's poetry and consequently in Guinean society in some of its socio-cultural aspects. politicians, based on two poetic works by the author, namely: Guiné: sabura que dói (2008) and Desesperança no chão de medo e dor (2015). From the interpretative/analytical point of view, it is verified that Tcheka's verses portray Guinean daily life and harmonious relationship between the self and the other (the people) that make up the Guinean cultural pluriverse, a relationship supported by the spirit of Guineendade, or as they say in the Guinean language: anos ku mama, as a plural identity. These verses highlight the hard work of the farmer man, bidera/vendedeira woman and childhood without time to be a child. With that, his poetry traces a critique of neocolonialism and the ruling class that governs for itself, not for the people. Supported by scholars of Guinean literature such as Augel (2005), Couto; Embaló (2011), Nanque (2016), among others, the work concludes that Guinean literature, exemplified in the poetics of Tcheka, contributes to the understanding of nation building insofar as it draws upon itself the social and political referents of the post-independence to contemporaneity.pt_BR
dc.contributor.emaileugenionunes733@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.