Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fabricia Walace | - |
dc.contributor.author | Correia, Eugênio Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T19:23:03Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T19:23:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-14 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Eugênio Nunes. A poesia de Tony Tcheca na compreensão da realidade social guineense. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44794 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto de que a literatura deve interpelar a sociedade em
todas as dimensões, esta dissertação trata da observação, via poesia, de como
se dá a relação com o outro na poesia de Tony Tcheka e consequentemente
na sociedade guineense em alguns de seus aspectos sócio-políticos, a partir
de duas obras poéticas do autor, nomeadamente: Guiné: sabura que dói (2008)
e Desesperança no chão de medo e dor (2015). Pelo viés
interpretativo/analítico verifica-se que os versos de Tcheka retratam o cotidiano
guineense e uma relação harmônica entre o eu e o outro (o povo) que
compõem o pluriverso cultural guineense, uma relação suportada pelo espírito
de guineendade ou, como se diz na língua guineense: anos ku mama,
enquanto uma identidade plural. Entra em destaque nesses versos a dura
labuta do homem lavrador, da mulher bideira/vendedeira e a infância sem
tempo de ser criança. Com isso, a sua poesia traça uma crítica ao
neocolonialismo e à classe dirigente que governa para si, não para o povo.
Amparado nos estudiosos da literatura guineense como Augel (2005), Couto;
Embaló (2011), Nanque (2016), entre outros, o trabalho conclui que a literatura
guineense, exemplificada na poética de Tcheka, contribui para a compreensão
da construção da nação na medida em que chama para si os referentes sociais
e políticos do pós-independência à contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A poesia de Tony Tcheca na compreensão da realidade social guineense | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tcheka, Tony, 1951- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura africana | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Assuming that literature should challenge society in all dimensions, this
dissertation deals with the observation, via poetry, of how the relationship with
the other occurs in Tony Tcheka's poetry and consequently in Guinean society
in some of its socio-cultural aspects. politicians, based on two poetic works by
the author, namely: Guiné: sabura que dói (2008) and Desesperança no chão
de medo e dor (2015). From the interpretative/analytical point of view, it is
verified that Tcheka's verses portray Guinean daily life and harmonious
relationship between the self and the other (the people) that make up the
Guinean cultural pluriverse, a relationship supported by the spirit of
Guineendade, or as they say in the Guinean language: anos ku mama, as a
plural identity. These verses highlight the hard work of the farmer man,
bidera/vendedeira woman and childhood without time to be a child. With that,
his poetry traces a critique of neocolonialism and the ruling class that governs
for itself, not for the people. Supported by scholars of Guinean literature such as
Augel (2005), Couto; Embaló (2011), Nanque (2016), among others, the work
concludes that Guinean literature, exemplified in the poetics of Tcheka,
contributes to the understanding of nation building insofar as it draws upon itself
the social and political referents of the post-independence to contemporaneity. | pt_BR |
dc.contributor.email | eugenionunes733@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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