http://repositorio.unb.br/handle/10482/44792
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_HelmaSalla.pdf | 4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Os estudantes em situação de atendimento pedagógico domiciliar : características individuais e os contextos familiares e escolares |
Autor : | Salla, Helma |
Orientador(es):: | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto:: | Atendimento pedagógico domiciliar Escola e família Rede de apoio Políticas públicas educacionais |
Fecha de publicación : | 13-sep-2022 |
Data de defesa:: | 12-jul-2022 |
Citación : | SALLA, Helma. Os estudantes em situação de atendimento pedagógico domiciliar: características individuais e os contextos familiares e escolares. 2022. 323 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | O objetivo desta Tese foi analisar as características individuais, familiares e escolares de estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal. Em restrito, os objetivos específicos foram: (i) identificar quem são, quantos são e onde estão matriculados os estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal; (ii) caracterizar as famílias dos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal, quanto à dinâmica organizacional; (iii) caracterizar o atendimento escolar ofertado aos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal; (iv) identificar as percepções de professores e de familiares sobre as características dos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal; (v) analisar as estratégias implementadas pelos trabalhadores da Educação da rede pública do Distrito Federal, visando formar a rede de apoio ao estudante em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar; e (vi) discutir as políticas públicas para o Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal. Este estudo, de natureza qualitativa, é uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos metodológicos para a recolha de dados, foram realizadas pesquisa documental e pesquisa de campo, a depender do foco e do contexto. Para a primeira, foram utilizados os seguintes instrumentos: carta de solicitação de dados; documentos disponibilizados nas páginas eletrônicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e das Secretarias de Educação dos estados brasileiros e nas páginas dos Conselhos Estaduais de Educação e das Câmaras legislativas. Já, para a realização da segunda, foram feitos roteiro de entrevistas, entrevistas semiestruturadas, jogo da memória eletrônico e utilização da plataforma do Google Meet, a qual disponibiliza recursos de gravação e diário de campo. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo, tendo como suporte a ferramenta de análise do software Maxqda. A tese está estruturada no formato Multipaper, com sete seções. Os artigos estão separados estruturalmente, mas, interligados para atender ao objetivo geral da pesquisa. Entre os achados da pesquisa, elencamos: (i) 18 estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal, segundo as Coordenações Regionais de Educação, e duas solicitações em andamento, mas de acordo com as unidades de ensino são apenas nove; (ii) entre as características das famílias, observamos serem elas constituídas em sua maioria no afeto, com fortes presenças da socioafetividade e da busca pela garantia de direitos; (iii) observamos que a concepção de desenvolvimento humano das professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal é importante nas ações desenvolvidas na organização do trabalho pedagógico; (iv) encontramos dados referentes às características dos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal, os quais corroboram o entendimento do sujeito, como proposto por Vigotski: a existência de um sujeito que possui aspectos da filogênese, da sociogênese e da ontogênese, constituindo a sua singularidade; (v) as redes de apoio ao estudante em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal e as estratégias implementadas têm elementos conexos ao reconhecimento da relevância da modalidade de ensino, à luta das famílias em prol da escolarização dos seus filhos acamados e à inércia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar. (vi) Concluímos, portanto, que as leis são insuficientes para garantir a oferta do Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal; e, a nosso ver, esse atendimento necessita, além de leis, de ações coletivas e de discussões permanentes com diversos seguimentos da sociedade. |
Abstract: | The aim of this thesis is to analyze the individual, family, and school characteristics of students under Pedagogical Home Care in the Federal District. The specific aims were: (i) to find out who and how many students are under Pedagogical Home Care in the Federal District and in which schools they are enrolled; (ii) to characterize the families of students in Pedagogical Home Care in the Federal District regarding organizational dynamics; (iii) to characterize the school support given to students under Pedagogical Home Care in the Federal District; (iv) to identify teachers´ and family members´ perceptions concerning the characteristics of students under Pedagogical Home Care in the Federal District; (v) to analyze the strategies implemented by Education workers in the public school system of the Federal District and, (vi) to discuss public policies for Pedagogical Home Care, specifically in the Federal District. This qualitative study is exploratory research. As for methodological procedures for data collection, including both Documentary Research and/or Field Research, depending on the focus and context. For the first, data collection instruments: data request letter, available documents on the website of the State Department of Education of the Federal District and of the education secretariats of the Brazilian states; from the State Councils of Education and Legislative Chambers. Already, for the realization of the second, interviews were scripted, semi-structured interview script, electronic memory game, use da Google Meet platform, which makes available recording facility and field diary. Data were analyzed using the content analysis, supported by the analysis tool the software Maxqda. The thesis is structured in the Multipaper format with seven sections. The articles are structurally separated but interconnected to meet to the general aim of the study. The research findings are as follows: (i) 18 students under Pedagogical Home Care in the Federal District, according to the regional coordination of Education, and two applications in progress, but according to the schools there are only nine; (ii) among families´ characteristics, we observed that they are mostly constituted in affection, show strong social-affectivity and seek for the guarantee of rights; (iii) we observed that the conception of human development by the teachers of the Pedagogical Home Care in the Federal District is important in the actions developed in the organization of the pedagogical work; (iv) we found data on the characteristics of students under Home Pedagogical Care in the Federal District that corroborate the understanding of the subject as proposed by Vygotsky: the existence of a subject that has aspects of phylogenesis, of sociogenesis and of ontogenesis, which constitute its uniqueness; (v) the support networks for students under Home Pedagogical Care in the Federal District and the strategies implemented have elements related to the recognition of the relevance of the teaching approach, the struggle of families for schooling bedridden children, and the inaction of the Department of Education of the Federal District to carry out Pedagogical Home Care; and (vi) we conclude, therefore, that laws alone do not guarantee the provision of Pedagogical Home Care in the Federal District, in our view, laws must be supported by collective actions and permanent discussions with different segments of society. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.