Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Salla, Helma | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T18:12:12Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T18:12:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SALLA, Helma. Os estudantes em situação de atendimento pedagógico domiciliar: características individuais e os contextos familiares e escolares. 2022. 323 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44792 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta Tese foi analisar as características individuais, familiares e escolares de
estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal. Em
restrito, os objetivos específicos foram: (i) identificar quem são, quantos são e onde estão
matriculados os estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito
Federal; (ii) caracterizar as famílias dos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico
Domiciliar no Distrito Federal, quanto à dinâmica organizacional; (iii) caracterizar o
atendimento escolar ofertado aos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico
Domiciliar no Distrito Federal; (iv) identificar as percepções de professores e de familiares
sobre as características dos estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no
Distrito Federal; (v) analisar as estratégias implementadas pelos trabalhadores da Educação da
rede pública do Distrito Federal, visando formar a rede de apoio ao estudante em situação de
Atendimento Pedagógico Domiciliar; e (vi) discutir as políticas públicas para o Atendimento
Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal. Este estudo, de natureza qualitativa, é uma
pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos metodológicos para a recolha de dados,
foram realizadas pesquisa documental e pesquisa de campo, a depender do foco e do contexto.
Para a primeira, foram utilizados os seguintes instrumentos: carta de solicitação de dados;
documentos disponibilizados nas páginas eletrônicas da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal e das Secretarias de Educação dos estados brasileiros e nas páginas dos
Conselhos Estaduais de Educação e das Câmaras legislativas. Já, para a realização da
segunda, foram feitos roteiro de entrevistas, entrevistas semiestruturadas, jogo da memória
eletrônico e utilização da plataforma do Google Meet, a qual disponibiliza recursos de
gravação e diário de campo. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de
conteúdo, tendo como suporte a ferramenta de análise do software Maxqda. A tese está
estruturada no formato Multipaper, com sete seções. Os artigos estão separados
estruturalmente, mas, interligados para atender ao objetivo geral da pesquisa. Entre os
achados da pesquisa, elencamos: (i) 18 estudantes em situação de Atendimento Pedagógico
Domiciliar no Distrito Federal, segundo as Coordenações Regionais de Educação, e duas
solicitações em andamento, mas de acordo com as unidades de ensino são apenas nove; (ii)
entre as características das famílias, observamos serem elas constituídas em sua maioria no
afeto, com fortes presenças da socioafetividade e da busca pela garantia de direitos; (iii)
observamos que a concepção de desenvolvimento humano das professoras do Atendimento
Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal é importante nas ações desenvolvidas na
organização do trabalho pedagógico; (iv) encontramos dados referentes às características dos
estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal, os quais
corroboram o entendimento do sujeito, como proposto por Vigotski: a existência de um
sujeito que possui aspectos da filogênese, da sociogênese e da ontogênese, constituindo a sua
singularidade; (v) as redes de apoio ao estudante em situação de Atendimento Pedagógico
Domiciliar no Distrito Federal e as estratégias implementadas têm elementos conexos ao
reconhecimento da relevância da modalidade de ensino, à luta das famílias em prol da
escolarização dos seus filhos acamados e à inércia da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal, sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar. (vi) Concluímos, portanto, que
as leis são insuficientes para garantir a oferta do Atendimento Pedagógico Domiciliar no
Distrito Federal; e, a nosso ver, esse atendimento necessita, além de leis, de ações coletivas e
de discussões permanentes com diversos seguimentos da sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os estudantes em situação de atendimento pedagógico domiciliar : características individuais e os contextos familiares e escolares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento pedagógico domiciliar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola e família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede de apoio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this thesis is to analyze the individual, family, and school characteristics of
students under Pedagogical Home Care in the Federal District. The specific aims were: (i) to
find out who and how many students are under Pedagogical Home Care in the Federal District
and in which schools they are enrolled; (ii) to characterize the families of students in
Pedagogical Home Care in the Federal District regarding organizational dynamics; (iii) to
characterize the school support given to students under Pedagogical Home Care in the Federal
District; (iv) to identify teachers´ and family members´ perceptions concerning the
characteristics of students under Pedagogical Home Care in the Federal District; (v) to
analyze the strategies implemented by Education workers in the public school system of the
Federal District and, (vi) to discuss public policies for Pedagogical Home Care, specifically in
the Federal District. This qualitative study is exploratory research. As for methodological
procedures for data collection, including both Documentary Research and/or Field Research,
depending on the focus and context. For the first, data collection instruments: data request
letter, available documents on the website of the State Department of Education of the Federal
District and of the education secretariats of the Brazilian states; from the State Councils of
Education and Legislative Chambers. Already, for the realization of the second, interviews
were scripted, semi-structured interview script, electronic memory game, use da Google Meet
platform, which makes available recording facility and field diary. Data were analyzed using
the content analysis, supported by the analysis tool the software Maxqda. The thesis is
structured in the Multipaper format with seven sections. The articles are structurally separated
but interconnected to meet to the general aim of the study. The research findings are as
follows: (i) 18 students under Pedagogical Home Care in the Federal District, according to the
regional coordination of Education, and two applications in progress, but according to the
schools there are only nine; (ii) among families´ characteristics, we observed that they are
mostly constituted in affection, show strong social-affectivity and seek for the guarantee of
rights; (iii) we observed that the conception of human development by the teachers of the
Pedagogical Home Care in the Federal District is important in the actions developed in the
organization of the pedagogical work; (iv) we found data on the characteristics of students
under Home Pedagogical Care in the Federal District that corroborate the understanding of the
subject as proposed by Vygotsky: the existence of a subject that has aspects of phylogenesis,
of sociogenesis and of ontogenesis, which constitute its uniqueness; (v) the support networks
for students under Home Pedagogical Care in the Federal District and the strategies
implemented have elements related to the recognition of the relevance of the teaching
approach, the struggle of families for schooling bedridden children, and the inaction of the
Department of Education of the Federal District to carry out Pedagogical Home Care; and (vi)
we conclude, therefore, that laws alone do not guarantee the provision of Pedagogical Home
Care in the Federal District, in our view, laws must be supported by collective actions and
permanent discussions with different segments of society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|