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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44644
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Title: Estudo do aquecimento urbano com métodos de transecto móvel e sensoriamento remoto
Authors: Werneck, Daniela Rocha
Lima, Erondina Azevedo de
Romero, Marta Adriana Bustos
Assunto:: Abrigos meteorológicos
Clima
Brasília - DF
Issue Date: 2019
Publisher: ANTAC
Citation: WERNECK, Daniela; AZEVEDO, Erondina; ROMERO, Marta. Estudo do aquecimento urbano com métodos de transecto móvel e sensoriamento remoto. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2019, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC. p. 613-622. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/view. Acesso: 31 ago. 2022.
Abstract: O Brasil assumiu um compromisso voluntário de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, como parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima, mas ainda faltam medidas de adaptação e mitigação para as áreas urbanas. Neste contexto, o presente estudo visa explorar o ambiente térmico urbano de Brasília, Brasil. A cidade foi inaugurada em 1960 e seu Plano Piloto é um Patrimônio Mundial da UNESCO projetado por Lucio Costa baseado nos princípios do movimento modernista. O método de pesquisa consistiu em visitas in loco, transecto móvel e imagens térmicas usadas para observar o aquecimento de áreas urbanas no Plano Piloto: com o mesmo tipo construído de arranjo físico (LCZ 5). Durante o período de observação, os resultados sugeriram que os valores das temperaturas são fortemente dependentes da radiação solar direta e dos materiais urbanos e da presença ou ausência de sombreamento. A temperatura do ar na superfície próxima atingiu cerca de 4 ° C no período da manhã e da tarde. Os métodos também enfatizam sua aplicabilidade nas políticas de consolidação urbana, onde o papel do espaço aberto deve ser evidenciado para mitigar os efeitos negativos do aquecimento urbano.
Abstract: Brazil has undertaken a voluntary commitment to reduce emissions, as part of the National Policy on Climate Change, but adaptation and mitigation measures for urban areas are still lacking. In this context, the present study aims to explore the urban thermal environment of Brasilia, Brazil. The city was inaugurated in 1960 and its Pilot Plan is an UNESCO World Heritage site designed by Lucio Costa based on principles of modernist movement. The research method consisted of on-site visits, automobile traverses and thermal imaging used to compare urban areas in the Pilot Plan with the same built type characteristic of open arrangement of midrise buildings (LCZ 5). During the observation period, the results suggested the temperatures values are strongly dependents to direct solar radiation and due to urban materials and presence or absence of shading. The near surface air temperature peaked around 4° C in the morning and afternoon traverse. With an emphasis on urban consolidation polices, the role of the open space should be made effective towards mitigating urban heat effect in order to be incorporated in urban planning for more comfortable and livable spaces for inhabitants.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.relation.publisherversion: https://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/view
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em evento

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