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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWerneck, Daniela Rocha-
dc.contributor.authorLima, Erondina Azevedo de-
dc.contributor.authorRomero, Marta Adriana Bustos-
dc.date.accessioned2022-08-31T11:44:20Z-
dc.date.available2022-08-31T11:44:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationWERNECK, Daniela; AZEVEDO, Erondina; ROMERO, Marta. Estudo do aquecimento urbano com métodos de transecto móvel e sensoriamento remoto. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2019, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC. p. 613-622. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/view. Acesso: 31 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44644-
dc.description.abstractO Brasil assumiu um compromisso voluntário de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, como parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima, mas ainda faltam medidas de adaptação e mitigação para as áreas urbanas. Neste contexto, o presente estudo visa explorar o ambiente térmico urbano de Brasília, Brasil. A cidade foi inaugurada em 1960 e seu Plano Piloto é um Patrimônio Mundial da UNESCO projetado por Lucio Costa baseado nos princípios do movimento modernista. O método de pesquisa consistiu em visitas in loco, transecto móvel e imagens térmicas usadas para observar o aquecimento de áreas urbanas no Plano Piloto: com o mesmo tipo construído de arranjo físico (LCZ 5). Durante o período de observação, os resultados sugeriram que os valores das temperaturas são fortemente dependentes da radiação solar direta e dos materiais urbanos e da presença ou ausência de sombreamento. A temperatura do ar na superfície próxima atingiu cerca de 4 ° C no período da manhã e da tarde. Os métodos também enfatizam sua aplicabilidade nas políticas de consolidação urbana, onde o papel do espaço aberto deve ser evidenciado para mitigar os efeitos negativos do aquecimento urbano.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherANTACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo do aquecimento urbano com métodos de transecto móvel e sensoriamento remotopt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordAbrigos meteorológicospt_BR
dc.subject.keywordClimapt_BR
dc.subject.keywordBrasília - DFpt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/viewpt_BR
dc.description.abstract1Brazil has undertaken a voluntary commitment to reduce emissions, as part of the National Policy on Climate Change, but adaptation and mitigation measures for urban areas are still lacking. In this context, the present study aims to explore the urban thermal environment of Brasilia, Brazil. The city was inaugurated in 1960 and its Pilot Plan is an UNESCO World Heritage site designed by Lucio Costa based on principles of modernist movement. The research method consisted of on-site visits, automobile traverses and thermal imaging used to compare urban areas in the Pilot Plan with the same built type characteristic of open arrangement of midrise buildings (LCZ 5). During the observation period, the results suggested the temperatures values are strongly dependents to direct solar radiation and due to urban materials and presence or absence of shading. The near surface air temperature peaked around 4° C in the morning and afternoon traverse. With an emphasis on urban consolidation polices, the role of the open space should be made effective towards mitigating urban heat effect in order to be incorporated in urban planning for more comfortable and livable spaces for inhabitants.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

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