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Título: Avaliação institucional externa na qualidade da educação superior privada : pontos e contrapontos
Autor(es): Ferraz, Fabiano de Souza
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Educação superior
Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)
Avaliação institucional externa
Data de publicação: 12-Ago-2022
Referência: FERRAZ, Fabiano de Souza. Avaliação institucional externa na qualidade da educação superior privada: pontos e contrapontos. 2022. 341 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente tese aborda os efeitos da avaliação institucional externa no subcampo privado de educação superior, considerando a realidade institucional de dois centros universitários do Distrito Federal, à luz da política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituída pela Lei nº 10.861/2004 (BRASIL, 2004). A investigação apoiou-se na noção de campo de Bourdieu (1983, 2003, 2004b, 2011) em razão da convergência do sistema de educação superior brasileiro com o conceito defendido pelo autor, pois representa um espaço de embates que envolve interesses e articulações de diferentes grupos que tentam validar suas intencionalidades. O estudo orienta-se pela perspectiva epistemológica do materialismo histórico-dialético, com o uso das categorias intrínsecas ao método – contradição, mediação e totalidade –, além das categorias empíricas a priori i) qualidade e educação superior privada; ii) relações entre qualidade, avaliação e regulação; e iii) avaliação institucional externa no subcampo privado da educação superior, bem como da categoria a posteriori expansão do mercado no subcampo privado da educação superior. Os dados da investigação, que tem abordagem qualitativa, foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 18 sujeitos e análise documental. Na análise foi utilizada, ainda, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que possibilita apreender o pensamento coletivo em determinado espaço e momento histórico. A pesquisa é também exploratória, em razão da necessidade de analisar o contexto histórico, político, social e econômico de seu objeto. Em razão da complexidade que envolve a política de avaliação e regulação, a pesquisa analisa também a dinâmica do campo da educação superior a partir da década de 1960, período compreendido como um marco na reconfiguração do processo expansionista da educação superior. Constatou-se que esse crescimento ocorre historicamente com expressivos atributos privatistas, constituindo-se em um espaço heterogêneo, diversificado e com uma qualidade questionável, o que tem contribuído para a transformação da educação superior em mercadoria. No Distrito Federal, lócus das instituições pesquisadas, identificou-se uma estratégia de intensificação da presença de centros universitários e empresas educacionais de capital aberto, como forma de assegurar posições dominantes em um campo em disputa. Percebe-se que diferentes concepções de qualidade exerceram e ainda exercem influências no processo de evolução das políticas de avaliação, sendo estas desenvolvidas em uma dinâmica histórica e dialética a partir de embates sobre o conceito de qualidade. O Estado tem direcionado o Sinaes por critérios de eficiência e produtividade, favorecendo aspectos quantitativos, conduzindo ao abandono gradativo dos princípios formativos dessa política e contribuindo para que o mercado se torne o principal orientador de qualidade no subcampo privado da educação superior. Essas circunstâncias têm colaborado para que a avaliação institucional externa venha perdendo sua capacidade de indução da qualidade no subcampo privado, em razão dos princípios da regulação instituídos pelo Estado, em detrimento de uma avaliação formativa e emancipatória.
Abstract: This thesis addresses the effects of external institutional evaluation in the private subfield of higher education, considering the institutional reality of two university centers in the Federal District, considering the policy of the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), established by Law nº. 10.861/2004 (BRASIL, 2004). The research bases on Bourdieu's notion of field (1983, 2003, 2004b, 2011) due to the convergence of the Brazilian higher education system with the concept defended by the author, as it represents a space of clashes involving interests and articulations of different groups that try to validate their intentionality. The study is guided by the epistemological perspective of historical-dialectical materialism, with the use of categories intrinsic to the method - contradiction, mediation, and totality -, in addition to the empirical categories a priori i) quality and private higher education; ii) relations between quality, assessment, and regulation; and iii) external institutional assessment in the private subfield of higher education, as well as the a posteriori category of market expansion in the private subfield of higher education. The research data, which has a qualitative approach, were collected through semi-structured interviews with 18 subjects and document analysis. The Discourse of the Collective Subject, a technique that reconstitutes collective thinking in a certain space and historical moment, was used in the analysis. The research is also exploratory, due to the need to analyze the historical, political, social, and economic context of its object. Due to the complexity that involves the evaluation and regulation policy, the research also analyzes the dynamics of the higher education field from the 1960s on, a period understood as a landmark in the reconfiguration of the expansionist process of higher education. It was found that this growth historically occurs with significant privatizing attributes, constituting a heterogeneous and diversified space with questionable quality, which has contributed to the transformation of higher education into a commodity. In the Federal District, locus of the researched institutions, the investigation identified a strategy of intensifying the presence of university centers and publicly traded educational companies as a form to assure dominant positions in a field in dispute. We can see that different conceptions of quality have exerted and still exert influences on the evolution process of evaluation policies, being these developed in a historical and dialectical dynamic from clashes over the concept of quality. The State has guided Sinaes by criteria of efficiency and productivity, favoring quantitative aspects, leading to the gradual abandonment of the formative principles of this policy and contributing to the market becoming the lead quality guide in the private subfield of higher education. These circumstances have contributed to the external institutional evaluation losing its capacity to induce quality in the private subfield due to the principles of regulation established by the State to the detriment of a formative and emancipatory evaluation.
Résumé: La présente thèse aborde les effets de l’évaluation institutionnelle externe sur le sous-domaine privé de l’enseignement supérieur, compte tenu de la réalité institutionnelle de deux centres universitaires du District Fédéral, à partir des informations fournies par la politique du Système National d’Évaluation de l’Enseignement Supérieur (Sinaes) instituée par la Loi nº 10.861/2004 (BRASIL, 2004). La recherche s’est appuyée sur la notion de champ de Bourdieu (1983, 2003, 2004b, 2011) en raison de la convergence du système d’enseignement supérieur brésilien avec le concept défendu par l’auteur, car il représente un espace de collisions impliquant des intérêts et des articulations de différents groupes qui tentent de valider leurs intentions. Cette étude est guidée par la perspective épistémologique du matérialisme historique dialectique, avec l’utilisation des catégories intrinsèques à la méthode – contradiction, médiation et totalité –, en plus des catégories empiriques a priori : i) qualité et éducation supérieure privée; ii) les liens entre la qualité, l’évaluation et la réglementation, et iii) l’évaluation externe institutionnelle dans le sous-domaine privé de l’enseignement supérieur, ainsi que la catégorie, a posteriori, expansion du marché dans le sous-domaine privé de l’enseignement supérieur. Les données de la recherche, qui a une approche qualitative, ont été recueillies par des entretiens semi-structurés avec 18 sujets et une analyse documentaire. Le discours du sujet collectif, une technique qui reconstitue la pensée collective dans un certain espace et moment historique, a été utilisé dans l'analyse. La recherche est également exploratoire, en raison de la nécessité d’analyser le contexte historique, politique, social et économique de son objet. En raison de la complexité de la politique d’évaluation et de régulation, cette recherche analyse également la dynamique du domaine de l’enseignement supérieur à partir des années 1960, période comprise comme un jalon dans la reconfiguration du processus expansionniste de l’enseignement supérieur. Il a été constaté que cette croissance se produit historiquement avec des attributs privatistes expressifs et qu’elle se situe dans un espace hétérogène, diversifié et de qualité douteuse, ce qui a contribué à la transformation de l’enseignement supérieur en marchandise. Dans le District Fédéral, où se situent les institutions étudiées, on a identifié une stratégie d’intensification de la présence de centres universitaires et des entreprises éducatives à capital ouvert comme un moyen d’assurer des positions dominantes dans un domaine en conflit. On comprend que différentes conceptions de qualité ont exercé et exercent encore des influences sur le processus d’évolution des politiques d’évaluation, celles-ci étant développées dans une dynamique historique et dialectique à partir de chocs sur le concept de qualité. L’État mène le Sinaes sur des critères d’efficacité et de productivité, en favorisant les aspects quantitatifs, en abandonnant progressivement les principes de formation de cette politique et en contribuant à faire du marché le principal facteur d'orientation de qualité dans le sous-domaine privé de l’enseignement supérieur. Ces circonstances ont collaboré pour que l’évaluation institutionnelle externe perde sa capacité d’induction de la qualité dans le sous-champ privé, en raison des principes de régulation institués par l’État, au détriment d’une évaluation formatrice et émancipatrice
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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