Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Ferraz, Fabiano de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T21:42:32Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T21:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Fabiano de Souza. Avaliação institucional externa na qualidade da educação superior privada: pontos e contrapontos. 2022. 341 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44505 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese aborda os efeitos da avaliação institucional externa no subcampo privado de
educação superior, considerando a realidade institucional de dois centros universitários do
Distrito Federal, à luz da política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
(Sinaes), instituída pela Lei nº 10.861/2004 (BRASIL, 2004). A investigação apoiou-se na
noção de campo de Bourdieu (1983, 2003, 2004b, 2011) em razão da convergência do sistema
de educação superior brasileiro com o conceito defendido pelo autor, pois representa um espaço
de embates que envolve interesses e articulações de diferentes grupos que tentam validar suas
intencionalidades. O estudo orienta-se pela perspectiva epistemológica do materialismo
histórico-dialético, com o uso das categorias intrínsecas ao método – contradição, mediação e
totalidade –, além das categorias empíricas a priori i) qualidade e educação superior privada;
ii) relações entre qualidade, avaliação e regulação; e iii) avaliação institucional externa no
subcampo privado da educação superior, bem como da categoria a posteriori expansão do
mercado no subcampo privado da educação superior. Os dados da investigação, que tem
abordagem qualitativa, foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 18
sujeitos e análise documental. Na análise foi utilizada, ainda, a técnica do Discurso do Sujeito
Coletivo, que possibilita apreender o pensamento coletivo em determinado espaço e momento
histórico. A pesquisa é também exploratória, em razão da necessidade de analisar o contexto
histórico, político, social e econômico de seu objeto. Em razão da complexidade que envolve a
política de avaliação e regulação, a pesquisa analisa também a dinâmica do campo da educação
superior a partir da década de 1960, período compreendido como um marco na reconfiguração
do processo expansionista da educação superior. Constatou-se que esse crescimento ocorre
historicamente com expressivos atributos privatistas, constituindo-se em um espaço
heterogêneo, diversificado e com uma qualidade questionável, o que tem contribuído para a
transformação da educação superior em mercadoria. No Distrito Federal, lócus das instituições
pesquisadas, identificou-se uma estratégia de intensificação da presença de centros
universitários e empresas educacionais de capital aberto, como forma de assegurar posições
dominantes em um campo em disputa. Percebe-se que diferentes concepções de qualidade
exerceram e ainda exercem influências no processo de evolução das políticas de avaliação,
sendo estas desenvolvidas em uma dinâmica histórica e dialética a partir de embates sobre o
conceito de qualidade. O Estado tem direcionado o Sinaes por critérios de eficiência e
produtividade, favorecendo aspectos quantitativos, conduzindo ao abandono gradativo dos
princípios formativos dessa política e contribuindo para que o mercado se torne o principal
orientador de qualidade no subcampo privado da educação superior. Essas circunstâncias têm
colaborado para que a avaliação institucional externa venha perdendo sua capacidade de
indução da qualidade no subcampo privado, em razão dos princípios da regulação instituídos
pelo Estado, em detrimento de uma avaliação formativa e emancipatória. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação institucional externa na qualidade da educação superior privada : pontos e contrapontos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional externa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis addresses the effects of external institutional evaluation in the private subfield of
higher education, considering the institutional reality of two university centers in the Federal
District, considering the policy of the National Higher Education Evaluation System (Sinaes),
established by Law nº. 10.861/2004 (BRASIL, 2004). The research bases on Bourdieu's notion
of field (1983, 2003, 2004b, 2011) due to the convergence of the Brazilian higher education
system with the concept defended by the author, as it represents a space of clashes involving
interests and articulations of different groups that try to validate their intentionality. The study
is guided by the epistemological perspective of historical-dialectical materialism, with the use
of categories intrinsic to the method - contradiction, mediation, and totality -, in addition to the
empirical categories a priori i) quality and private higher education; ii) relations between
quality, assessment, and regulation; and iii) external institutional assessment in the private
subfield of higher education, as well as the a posteriori category of market expansion in the
private subfield of higher education. The research data, which has a qualitative approach, were
collected through semi-structured interviews with 18 subjects and document analysis. The
Discourse of the Collective Subject, a technique that reconstitutes collective thinking in a
certain space and historical moment, was used in the analysis. The research is also exploratory,
due to the need to analyze the historical, political, social, and economic context of its object.
Due to the complexity that involves the evaluation and regulation policy, the research also
analyzes the dynamics of the higher education field from the 1960s on, a period understood as
a landmark in the reconfiguration of the expansionist process of higher education. It was found
that this growth historically occurs with significant privatizing attributes, constituting a
heterogeneous and diversified space with questionable quality, which has contributed to the
transformation of higher education into a commodity. In the Federal District, locus of the
researched institutions, the investigation identified a strategy of intensifying the presence of
university centers and publicly traded educational companies as a form to assure dominant
positions in a field in dispute. We can see that different conceptions of quality have exerted and
still exert influences on the evolution process of evaluation policies, being these developed in
a historical and dialectical dynamic from clashes over the concept of quality. The State has
guided Sinaes by criteria of efficiency and productivity, favoring quantitative aspects, leading
to the gradual abandonment of the formative principles of this policy and contributing to the
market becoming the lead quality guide in the private subfield of higher education. These
circumstances have contributed to the external institutional evaluation losing its capacity to
induce quality in the private subfield due to the principles of regulation established by the State
to the detriment of a formative and emancipatory evaluation. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La présente thèse aborde les effets de l’évaluation institutionnelle externe sur le sous-domaine
privé de l’enseignement supérieur, compte tenu de la réalité institutionnelle de deux centres
universitaires du District Fédéral, à partir des informations fournies par la politique du Système
National d’Évaluation de l’Enseignement Supérieur (Sinaes) instituée par la Loi nº 10.861/2004
(BRASIL, 2004). La recherche s’est appuyée sur la notion de champ de Bourdieu (1983, 2003,
2004b, 2011) en raison de la convergence du système d’enseignement supérieur brésilien avec
le concept défendu par l’auteur, car il représente un espace de collisions impliquant des intérêts
et des articulations de différents groupes qui tentent de valider leurs intentions. Cette étude est
guidée par la perspective épistémologique du matérialisme historique dialectique, avec
l’utilisation des catégories intrinsèques à la méthode – contradiction, médiation et totalité –, en
plus des catégories empiriques a priori : i) qualité et éducation supérieure privée; ii) les liens
entre la qualité, l’évaluation et la réglementation, et iii) l’évaluation externe institutionnelle
dans le sous-domaine privé de l’enseignement supérieur, ainsi que la catégorie, a posteriori,
expansion du marché dans le sous-domaine privé de l’enseignement supérieur. Les données de
la recherche, qui a une approche qualitative, ont été recueillies par des entretiens semi-structurés
avec 18 sujets et une analyse documentaire. Le discours du sujet collectif, une technique qui
reconstitue la pensée collective dans un certain espace et moment historique, a été utilisé dans
l'analyse. La recherche est également exploratoire, en raison de la nécessité d’analyser le
contexte historique, politique, social et économique de son objet. En raison de la complexité de
la politique d’évaluation et de régulation, cette recherche analyse également la dynamique du
domaine de l’enseignement supérieur à partir des années 1960, période comprise comme un
jalon dans la reconfiguration du processus expansionniste de l’enseignement supérieur. Il a été
constaté que cette croissance se produit historiquement avec des attributs privatistes expressifs
et qu’elle se situe dans un espace hétérogène, diversifié et de qualité douteuse, ce qui a contribué
à la transformation de l’enseignement supérieur en marchandise. Dans le District Fédéral, où se
situent les institutions étudiées, on a identifié une stratégie d’intensification de la présence de
centres universitaires et des entreprises éducatives à capital ouvert comme un moyen d’assurer
des positions dominantes dans un domaine en conflit. On comprend que différentes conceptions
de qualité ont exercé et exercent encore des influences sur le processus d’évolution des
politiques d’évaluation, celles-ci étant développées dans une dynamique historique et
dialectique à partir de chocs sur le concept de qualité. L’État mène le Sinaes sur des critères
d’efficacité et de productivité, en favorisant les aspects quantitatifs, en abandonnant
progressivement les principes de formation de cette politique et en contribuant à faire du marché
le principal facteur d'orientation de qualité dans le sous-domaine privé de l’enseignement
supérieur. Ces circonstances ont collaboré pour que l’évaluation institutionnelle externe perde
sa capacité d’induction de la qualité dans le sous-champ privé, en raison des principes de
régulation institués par l’État, au détriment d’une évaluation formatrice et émancipatrice | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|