Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/4424
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2009_MateusdeAndradePacheco.pdf3,19 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Elis de todos os palcos : embriaguez equilibrista que se fez canção
Auteur(s): Pacheco, Mateus de Andrade
Orientador(es):: Brito, Eleonora Zicari Costa de
Assunto:: Regina, Elis, 1945-1982.
Teatro brasileiro
Música popular - Brasil
Date de publication: 3-mai-2010
Référence bibliographique: PACHECO, Mateus de Andrade. Elis de todos os palcos: embriaguez equilibrista que se fez canção. 2009. 256 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Résumé: Falso Brilhante (1975/76), Transversal do Tempo (1977/78), Elis, essa mulher/ Saudade do Brasil (1979/1980) e Trem Azul (1981): espetáculos protagonizados por Elis Regina cujas narrativas se construíram a partir de temas que se faziam presentes no cotidiano brasileiro naquele momento. Reflexões sobre o cenário político-social, a música, a cultura brasileira, a indústria cultural, a arte como profissão ganhavam os palcos desses espetáculos. A intérprete e grupos a ela associados se colocavam numa área de fronteira, onde se valiam de variadas linguagens – música, teatro, dança, circo – para cantar/contar o Brasil, país transformado em tema e objeto de análise. Nesta pesquisa, um passeio pelo cenário brasileiro de meados dos anos 1970 até 1981 a partir desses espetáculos é o que se faz como proposta. Através do recurso de variação na escala de análise, tal pesquisa traz à luz as leituras que Elis Regina fez do seu tempo, mostrando que estas são construídas em solo movediço, podendo, vez ou outra, ser reelaboradas.
Abstract: Falso Brilhante (1975/76), Transversal do Tempo (1977/78), Elis, essa mulher/ Saudade do Brasil (1979/1980) e Trem Azul (1981), shows carried out by Elis Regina, whose narratives were made from themes that were present in Brazil’s quotidian at that time. Reflections on the socialpolitical scene, the music, the Brazilian culture, the cultural industry, the art as an occupation got on stage on those shows. The performer and groups associated with her were put in a border area where a variety of languages - music, theater, dance, circus - sang/told Brazil, country turned into subject and object of analysis. In this research, the proposal is a tour of Brazilian scene of the mid-1970s until 1981, based on such shows. By the use of variation in scale of analysis, this research brings to light Elis Regina’s interpretation of her time, showing that it is built on slippery ground and may be revised sometimes.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4424/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.