Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4424
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MateusdeAndradePacheco.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrito, Eleonora Zicari Costa de-
dc.contributor.authorPacheco, Mateus de Andrade-
dc.date.accessioned2010-05-03T21:31:31Z-
dc.date.available2010-05-03T21:31:31Z-
dc.date.issued2010-05-03-
dc.date.submitted2009-09-
dc.identifier.citationPACHECO, Mateus de Andrade. Elis de todos os palcos: embriaguez equilibrista que se fez canção. 2009. 256 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4424-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2009.en
dc.description.abstractFalso Brilhante (1975/76), Transversal do Tempo (1977/78), Elis, essa mulher/ Saudade do Brasil (1979/1980) e Trem Azul (1981): espetáculos protagonizados por Elis Regina cujas narrativas se construíram a partir de temas que se faziam presentes no cotidiano brasileiro naquele momento. Reflexões sobre o cenário político-social, a música, a cultura brasileira, a indústria cultural, a arte como profissão ganhavam os palcos desses espetáculos. A intérprete e grupos a ela associados se colocavam numa área de fronteira, onde se valiam de variadas linguagens – música, teatro, dança, circo – para cantar/contar o Brasil, país transformado em tema e objeto de análise. Nesta pesquisa, um passeio pelo cenário brasileiro de meados dos anos 1970 até 1981 a partir desses espetáculos é o que se faz como proposta. Através do recurso de variação na escala de análise, tal pesquisa traz à luz as leituras que Elis Regina fez do seu tempo, mostrando que estas são construídas em solo movediço, podendo, vez ou outra, ser reelaboradas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleElis de todos os palcos : embriaguez equilibrista que se fez cançãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRegina, Elis, 1945-1982.en
dc.subject.keywordTeatro brasileiroen
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilen
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1Falso Brilhante (1975/76), Transversal do Tempo (1977/78), Elis, essa mulher/ Saudade do Brasil (1979/1980) e Trem Azul (1981), shows carried out by Elis Regina, whose narratives were made from themes that were present in Brazil’s quotidian at that time. Reflections on the socialpolitical scene, the music, the Brazilian culture, the cultural industry, the art as an occupation got on stage on those shows. The performer and groups associated with her were put in a border area where a variety of languages - music, theater, dance, circus - sang/told Brazil, country turned into subject and object of analysis. In this research, the proposal is a tour of Brazilian scene of the mid-1970s until 1981, based on such shows. By the use of variation in scale of analysis, this research brings to light Elis Regina’s interpretation of her time, showing that it is built on slippery ground and may be revised sometimes.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.