http://repositorio.unb.br/handle/10482/44155
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_VilmarNunesdeSousa.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Determinismo biológico entre professores do Ensino Médio cursistas do mestrado profissional PROFBIO da Universidade de Brasília |
Autre(s) titre(s): | Analysis of the biological determinism among high schoolteachers participating the Professional Master in biologyteaching at the University of Brasília - UnB |
Auteur(s): | Sousa, Vilmar Nunes de |
Orientador(es):: | Diniz Rojas, Nilda Maria |
Assunto:: | Determinismo biológico Genética - estudo e ensino Ensino médio |
Date de publication: | 8-jui-2022 |
Data de defesa:: | 30-nov-2021 |
Référence bibliographique: | SOUSA, Vilmar Nunes de. Determinismo biológico entre professores do Ensino Médio cursistas do mestrado profissional PROFBIO da Universidade de Brasília. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | O Determinismo Biológico é um tema que, embora não esteja explicitamente nos currículos de Biologia do Ensino Médio, permeia alguns conteúdos e pode ser abordado especialmente na Genética, por exemplo, limitando negativamente a compreensão da genética e do desenvolvimento de fenótipos das espécies. O objetivo deste trabalho foi o de refletir acerca do nível de entendimento e da prática de professores de Ensino Médio do PROFBIO-UnB sobre o tema Determinismo Biológico. A reflexões se basearam nos relatos dos professores acerca do tema. Adificuldade em se definir o Determinismo Biológico nos levou a pensar que os professores parecem priorizar conteúdos que não evidenciam a complexidade da Genética e dos sistemas biológicos, o que pode contribuir de certa forma para uma visão determinista da Biologia em geral. Pensamos que os constantes avanços da Genética devem ser discutidos e atualizados entre professores no Ensino Médio, de modo que propomos, ao final, um material didático para professores, o qual é focado na estimulação de questionamentos discussões acerca Determinismo Biológico pretendo, assim, contribuir para uma visão mais crítica acerca da natureza das ciências biológicas. Este material poderia ser utilizado por professores com seus alunos do Ensino Médio. |
Abstract: | Biological Determinism is a topic that, although not explicitly in the Biology curricula of High School, permeates some contents and can be approached especially in Genetics, for example, negatively limiting the understanding of genetics and the development of phenotypes of species. The objective of this work was to reflect on the level of understanding and practice of High School teachers at PROFBIO-UnB on the topic of Biological Determinism. The reflections were based on the teachers' reports on the subject. Difficulty in defining Biological Determinism led us to think that teachers seem to prioritize content that does not show the complexity of Genetics and biological systems, which may contribute in a way to a deterministic view of Biology in general. We think that the constant advances in Genetics should be discussed and updated among teachers in High School, so we propose, in the end, a didactic material for teachers, which is focused on stimulating questions and discussions about Biological Determinism. We intend, therefore, to contribute to a more critical view of the nature of the biological sciences. This material could be used by teachers with their High School students. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.