Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Diniz Rojas, Nilda Maria | - |
dc.contributor.author | Sousa, Vilmar Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T21:50:29Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T21:50:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Vilmar Nunes de. Determinismo biológico entre professores do Ensino Médio cursistas do mestrado profissional PROFBIO da Universidade de Brasília. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44155 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Determinismo Biológico é um tema que, embora não esteja explicitamente nos
currículos de Biologia do Ensino Médio, permeia alguns conteúdos e pode ser abordado
especialmente na Genética, por exemplo, limitando negativamente a compreensão da
genética e do desenvolvimento de fenótipos das espécies. O objetivo deste trabalho foi o
de refletir acerca do nível de entendimento e da prática de professores de Ensino Médio
do PROFBIO-UnB sobre o tema Determinismo Biológico. A reflexões se basearam nos
relatos dos professores acerca do tema. Adificuldade em se definir o Determinismo
Biológico nos levou a pensar que os professores parecem priorizar conteúdos que não
evidenciam a complexidade da Genética e dos sistemas biológicos, o que pode
contribuir de certa forma para uma visão determinista da Biologia em geral. Pensamos
que os constantes avanços da Genética devem ser discutidos e atualizados entre
professores no Ensino Médio, de modo que propomos, ao final, um material didático
para professores, o qual é focado na estimulação de questionamentos discussões acerca
Determinismo Biológico pretendo, assim, contribuir para uma visão mais crítica acerca
da natureza das ciências biológicas. Este material poderia ser utilizado por professores
com seus alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Determinismo biológico entre professores do Ensino Médio cursistas do mestrado profissional PROFBIO da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the biological determinism among high schoolteachers participating the Professional Master in biologyteaching at the University of Brasília - UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Determinismo biológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Biological Determinism is a topic that, although not explicitly in the Biology curricula of High
School, permeates some contents and can be approached especially in Genetics, for example,
negatively limiting the understanding of genetics and the development of phenotypes of
species. The objective of this work was to reflect on the level of understanding and practice of
High School teachers at PROFBIO-UnB on the topic of Biological Determinism. The
reflections were based on the teachers' reports on the subject. Difficulty in defining Biological
Determinism led us to think that teachers seem to prioritize content that does not show the
complexity of Genetics and biological systems, which may contribute in a way to a
deterministic view of Biology in general. We think that the constant advances in Genetics
should be discussed and updated among teachers in High School, so we propose, in the end, a
didactic material for teachers, which is focused on stimulating questions and discussions about
Biological Determinism. We intend, therefore, to contribute to a more critical view of the
nature of the biological sciences. This material could be used by teachers with their High
School students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|