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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/44080
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Titre: Análise dos egressos dos cursos de graduação da ESCS que ingressaram no sistema de cotas e ampla concorrência
Autre(s) titre(s): Análise dos egressos dos cursos de graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde que ingressaram no sistema de cotas e ampla concorrência
Analysis of alumni of undergraduate courses at the Escola Superior de Ciências da Saúde who entered the quota system and the regular path systems
Auteur(s): Biazotto, Marize Lima de Sousa Holanda
Orientador(es):: Amorim, Fábio Ferreira
Coorientador(es):: Neves, Francisco Assis Rocha
Assunto:: Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Distrito Federal (Brasil)
Ensino superior - desempenho educacional
Vestibulares - sistema de cotas
Vestibulares - sistema de ampla concorrência
Date de publication: 4-jui-2022
Référence bibliographique: BIAZOTTO, Marize Lima de Sousa Holanda. Análise dos egressos dos cursos de graduação da ESCS que ingressaram no sistema de cotas e ampla concorrência. 2022. 192 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Objetivo: Analisar e comparar o desempenho de profissionais egressos da ESCS que se matricularam por meio dos sistemas de ampla concorrência e de cotas sociais adotados na Escola Superior de Ciências da Saúde, uma escola superior pública de medicina, localizada no Distrito Federal, no Brasil, por meio da avaliação do perfil de seus egressos. Materiais e Métodos: Estudo de corte retrospectivo, incluindo estudantes admitidos nos cursos de graduação em medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Distrito Federal, Brasil, entre 2005 e 2012, e acompanhados até maio de 2020. Na primeira fase, a coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos da ESCS: sistema de gestão acadêmica e órgãos governamentais brasileiros. Na segunda fase, um questionário com 12 perguntas foi enviado aos ex-alunos do curso de medicina. O critério do sistema de cotas sociais foi a frequência à escola pública em todos os níveis de ensino fundamental e médio. Resultados: Foram incluídos 707 estudantes do curso de graduação em medicina e 448 estudantes do curso de enfermagem. Entre os egressos do curso de graduação em medicina, 204 (28,9%) eram oriundos do sistema de cotas e 503 (78,5%) do sistema de ampla concorrência. O local de residência dos alunos cotistas apresentou menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (p < 0,001) e renda per capita (p < 0,001) quando comparado aos de ampla concorrência. Estudantes de ampla concorrência foram associados a maior evasão do curso de medicina (OR: 50,552, CI 95%: 12,438- 205,453, p < 0,001). Não houve diferenças significativas entre os alunos de ampla concorrência e cotistas que frequentavam os programas de residência médica (OR: 1,780, CI 95%: 0,957-3,309, p = 0,069). Dos 308 (43,6%) egressos que responderam à pesquisa, observou-se que os alunos de ampla concorrência tinham mais familiares na área da saúde que os cotistas (p < 0,001). Nas respostas obtidas pelo formulário on-line, não foram observadas diferenças significativas em relação à renda mensal, satisfação no trabalho, empregabilidade ou atividades de gestão. Quanto aos estudantes do curso de graduação em enfermagem, percebe-se que, dos 448 estudantes incluídos no estudo, 178 (39,7%) eram do sistema de cotas e 270 (60,3%) do de ampla concorrência. Os alunos oriundos de políticas de ações afirmativas eram mais velhos no momento do ingresso no curso de enfermagem (p < 0,001) e demoraram mais tempo para ingressar na graduação em enfermagem (p < 0,001), após conclusão do ensino médio. Não houve diferenças significativas nas taxas de evasão e de anos para conclusão do curso de enfermagem. Na segunda fase, 108 egressos responderam à pesquisa on-line. Não foram encontradas diferenças significativas quanto à participação em programas de iniciação científica, cursos de extensão universitária, programas de residência, mestrado e doutorado. Também não houve diferenças significativas de renda mensal, atividade de docência, ingresso no serviço público por meio de concurso, participação em atividades de gestão em saúde, seja no setor privado ou no público, e grau de satisfação no trabalho. Conclusão: A ação afirmativa visa beneficiar estudantes em um contexto socioeconômico desfavorecido. No curso de medicina, os egressos de ampla concorrência tiveram uma taxa de evasão maior que os de cotas sociais. No curso de enfermagem, os resultados revelaram que a ação afirmativa é uma política que contribui para a redução das desigualdades, ao garantir a formação de profissionais de enfermagem com qualificação profissional semelhante, seja para aqueles formados com o benefício das ações afirmativas quanto para os egressos do sistema de ampla concorrência.
Abstract: Objective: Evaluate and compare the performance of professionals graduated from regular path and social quotas systems adopted by Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), a public medicine school located at Federal District, Brazil, through the evaluation of its graduates’ profiles. Materials and Methods: A retrospective cohort study including students admitted to the medical and nursing schools within the School of Health Sciences (ESCS), Federal District, Brazil, between 2005 and 2012, followed until May 2020. In the first phase a data collection was made by analyzing documents from the ESCS academic management system and Brazilian’s government agencies. In the second phase an on-line survey composed of 12 questions was applied. It was sent to the medical and nursing school’s alumni. The requirement for the quota system entry is to have completed primary and secondary education in public schools. Results: The study included 707 medical graduates and 448 nursing graduates. Among the medical graduates, 204 (28.9%) were from the social quota and 503 (78.5%) from the regular path system. The place of residence of social quota graduates had a lower Human Development Index (p < 0.001) and per capita income (p < 0.001) when compared to regular path graduates. Regular path graduates were associated with the highest dropout from medical school (OR: 50.552, 95% CI: 12.438-205.453, p < 0.001). There was no difference between regular path and social quota graduates attending medical residency programs (OR: 1.780, 95% CI: 0.957-3.309, p = 0.069). Out of the 308 alumni who completed the survey, regular path graduates had more family members who were health professionals than social quota graduates (p < 0.001). There were no significant differences regarding monthly income, job satisfaction, employment, or management activities. Regarding the 448 nursing graduates, 178 (39.7%) of them were from the affirmative action and 270 (60.3%) from the regular path systems. Affirmative action graduates were older at the time of nursing school admission (p < 0.001) and took longer to be admitted to the nursing school (p < 0.001) after completing high school. There were no significant differences in the dropout rates and years to complete nursing school. In the second phase, 108 alumni answered the survey. No significant differences were found in their participation in the undergraduate scientific research program and university extension projects, attending residency programs, getting a master's degree and doctoral degree, monthly income, teaching activity, joining public service through a government job competition process, participation in management activities in the private and public health sector, and degree of job satisfaction. Conclusion: Affirmative action target and achieve students with a disadvantaged socioeconomic background. In medicine school, regular path students had a higher dropout rate than social quota students. In nursing school, our results revealed that affirmative action is a policy that contributes to the reduction of inequalities and guarantees the training of nursing professionals with a similar professional qualification received through affirmative action and regular path systems.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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