Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Fábio Ferreira | - |
dc.contributor.author | Biazotto, Marize Lima de Sousa Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T22:47:04Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T22:47:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | BIAZOTTO, Marize Lima de Sousa Holanda. Análise dos egressos dos cursos de graduação da ESCS que ingressaram no sistema de cotas e ampla concorrência. 2022. 192 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44080 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar e comparar o desempenho de profissionais egressos da ESCS que se
matricularam por meio dos sistemas de ampla concorrência e de cotas sociais adotados na Escola
Superior de Ciências da Saúde, uma escola superior pública de medicina, localizada no Distrito
Federal, no Brasil, por meio da avaliação do perfil de seus egressos.
Materiais e Métodos: Estudo de corte retrospectivo, incluindo estudantes admitidos nos cursos de
graduação em medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Distrito
Federal, Brasil, entre 2005 e 2012, e acompanhados até maio de 2020. Na primeira fase, a coleta de
dados foi realizada por meio da análise de documentos da ESCS: sistema de gestão acadêmica e
órgãos governamentais brasileiros. Na segunda fase, um questionário com 12 perguntas foi enviado
aos ex-alunos do curso de medicina. O critério do sistema de cotas sociais foi a frequência à escola
pública em todos os níveis de ensino fundamental e médio.
Resultados: Foram incluídos 707 estudantes do curso de graduação em medicina e 448 estudantes
do curso de enfermagem. Entre os egressos do curso de graduação em medicina, 204 (28,9%) eram
oriundos do sistema de cotas e 503 (78,5%) do sistema de ampla concorrência. O local de residência
dos alunos cotistas apresentou menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (p < 0,001) e
renda per capita (p < 0,001) quando comparado aos de ampla concorrência. Estudantes de ampla
concorrência foram associados a maior evasão do curso de medicina (OR: 50,552, CI 95%: 12,438-
205,453, p < 0,001). Não houve diferenças significativas entre os alunos de ampla concorrência e
cotistas que frequentavam os programas de residência médica (OR: 1,780, CI 95%: 0,957-3,309, p
= 0,069). Dos 308 (43,6%) egressos que responderam à pesquisa, observou-se que os alunos de
ampla concorrência tinham mais familiares na área da saúde que os cotistas (p < 0,001). Nas
respostas obtidas pelo formulário on-line, não foram observadas diferenças significativas em
relação à renda mensal, satisfação no trabalho, empregabilidade ou atividades de gestão. Quanto aos
estudantes do curso de graduação em enfermagem, percebe-se que, dos 448 estudantes incluídos no
estudo, 178 (39,7%) eram do sistema de cotas e 270 (60,3%) do de ampla concorrência. Os alunos
oriundos de políticas de ações afirmativas eram mais velhos no momento do ingresso no curso de
enfermagem (p < 0,001) e demoraram mais tempo para ingressar na graduação em enfermagem (p <
0,001), após conclusão do ensino médio. Não houve diferenças significativas nas taxas de evasão e
de anos para conclusão do curso de enfermagem. Na segunda fase, 108 egressos responderam à
pesquisa on-line. Não foram encontradas diferenças significativas quanto à participação em
programas de iniciação científica, cursos de extensão universitária, programas de residência,
mestrado e doutorado. Também não houve diferenças significativas de renda mensal, atividade de
docência, ingresso no serviço público por meio de concurso, participação em atividades de gestão
em saúde, seja no setor privado ou no público, e grau de satisfação no trabalho.
Conclusão: A ação afirmativa visa beneficiar estudantes em um contexto socioeconômico
desfavorecido. No curso de medicina, os egressos de ampla concorrência tiveram uma taxa de
evasão maior que os de cotas sociais. No curso de enfermagem, os resultados revelaram que a ação
afirmativa é uma política que contribui para a redução das desigualdades, ao garantir a formação de
profissionais de enfermagem com qualificação profissional semelhante, seja para aqueles formados
com o benefício das ações afirmativas quanto para os egressos do sistema de ampla concorrência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise dos egressos dos cursos de graduação da ESCS que ingressaram no sistema de cotas e ampla concorrência | pt_BR |
dc.title.alternative | Análise dos egressos dos cursos de graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde que ingressaram no sistema de cotas e ampla concorrência | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of alumni of undergraduate courses at the Escola Superior de Ciências da Saúde who entered the quota system and the regular path systems | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - desempenho educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vestibulares - sistema de cotas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vestibulares - sistema de ampla concorrência | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Neves, Francisco Assis Rocha | - |
dc.description.abstract1 | Objective: Evaluate and compare the performance of professionals graduated from regular path and
social quotas systems adopted by Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), a public medicine
school located at Federal District, Brazil, through the evaluation of its graduates’ profiles.
Materials and Methods: A retrospective cohort study including students admitted to the medical
and nursing schools within the School of Health Sciences (ESCS), Federal District, Brazil, between
2005 and 2012, followed until May 2020. In the first phase a data collection was made by analyzing
documents from the ESCS academic management system and Brazilian’s government agencies. In
the second phase an on-line survey composed of 12 questions was applied. It was sent to the
medical and nursing school’s alumni. The requirement for the quota system entry is to have
completed primary and secondary education in public schools.
Results: The study included 707 medical graduates and 448 nursing graduates. Among the medical
graduates, 204 (28.9%) were from the social quota and 503 (78.5%) from the regular path system.
The place of residence of social quota graduates had a lower Human Development Index (p <
0.001) and per capita income (p < 0.001) when compared to regular path graduates. Regular path
graduates were associated with the highest dropout from medical school (OR: 50.552, 95% CI:
12.438-205.453, p < 0.001). There was no difference between regular path and social quota
graduates attending medical residency programs (OR: 1.780, 95% CI: 0.957-3.309, p = 0.069). Out
of the 308 alumni who completed the survey, regular path graduates had more family members who
were health professionals than social quota graduates (p < 0.001). There were no significant
differences regarding monthly income, job satisfaction, employment, or management activities.
Regarding the 448 nursing graduates, 178 (39.7%) of them were from the affirmative action and
270 (60.3%) from the regular path systems. Affirmative action graduates were older at the time of
nursing school admission (p < 0.001) and took longer to be admitted to the nursing school (p <
0.001) after completing high school. There were no significant differences in the dropout rates and
years to complete nursing school. In the second phase, 108 alumni answered the survey. No
significant differences were found in their participation in the undergraduate scientific research
program and university extension projects, attending residency programs, getting a master's degree
and doctoral degree, monthly income, teaching activity, joining public service through a
government job competition process, participation in management activities in the private and
public health sector, and degree of job satisfaction.
Conclusion: Affirmative action target and achieve students with a disadvantaged socioeconomic
background. In medicine school, regular path students had a higher dropout rate than social quota
students. In nursing school, our results revealed that affirmative action is a policy that contributes to
the reduction of inequalities and guarantees the training of nursing professionals with a similar
professional qualification received through affirmative action and regular path systems. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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