http://repositorio.unb.br/handle/10482/43961
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_RuteNogueiradeMoraisBicalho.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desenvolvimento e inovação do Self : práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem |
Autor(es): | Bicalho, Rute Nogueira de Morais |
E-mail do autor: | mailto:arutebicalho@gmail.com |
Orientador(es): | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
Coorientador(es): | Salvador, César Coll |
Assunto: | Self dialógico Ecologia - estudo e ensino Práticas docentes Mediação da aprendizagem |
Data de publicação: | 23-Jun-2022 |
Data de defesa: | 23-Mar-2022 |
Referência: | BICALHO, Rute Nogueira de Morais. Desenvolvimento e inovação do Self: práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem. 2022. xvi, 268 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa articulou a matriz sociocultural do desenvolvimento humano, em sua raiz da Psicologia Cultural da Dinâmica Semiótica, com as contribuições do Dialogismo e da Teoria do Self Dialógico. Somam-se ao arcabouço teórico, os parâmetros de aprendizagem da nova ecologia de aprendizagem, os quais indicam atuações pedagógicas mais inovadoras às necessidades do novo século. Desse modo, buscamos analisar processos de desenvolvimento pessoal e profissional de professores, vinculados a uma instituição pública federal de ensino, sobre suas experiências de usos das TIC para o desenvolvimento de práticas docentes, compreendendo como eles foram desafiados a atualizar suas práticas diante de eventos sentidos como disruptivos, como foi o caso do ensino remoto emergencial. Para tanto, desmembramos a pesquisa em três objetivos específicos, cada um refletindo uma fase da pesquisa empírica, cujo desenho foi longitudinal numa abordagem mista-sequencial, em que as primeiras informações quantitativas apoiaram as escolhas e análises qualitativas. No primeiro momento (fase 1), aplicamos um questionário a todos os professores e fizemos uma análise descritiva dos dados. Totalizamos 116 professores que responderam integralmente ao questionário e, por isso, foram considerados, nessa fase, participantes de pesquisa. No segundo momento (fase 2), desenvolvemos um roteiro de entrevista semiestruturado e o aplicamos em situação de entrevista, realizadas individualmente com quatro professores selecionados entre os 116 professores participantes da fase anterior. Nesse momento, assumimos uma postura interpretativa para analisamos as experiências narradas pelos professores, a partir da qual construímos mapas temáticos compostos pelos temas e subtemas significativos, depreendidos das narrativas docentes. No terceiro momento (fase 3), esses mapas temáticos, subsidiaram a realização de oficinas, conduzidas individualmente com os mesmos quatro professores da fase 2. Considerando as especificidades qualitativas das fases 2 e 3, no conjunto, elas configuraram quatro estudos de casos. Como resultados, encontramos que as experiências docentes sobre os usos das TIC, situadas no contexto do ensino remoto, foram sentidas como experiências de inovação por referência às alteridades e aos afetos nelas envolvidos. Os professores relataram utilizar as TIC em suas práticas docentes, com atuações no marco de uma nova ecologia de aprendizagem. Contudo, identificamos zonas de desenvolvimento que tensionaram atuações também reguladas por parâmetros de aprendizagem tradicionais. Nesse jogo de forças, emergiram posicionamento do self cujas vozes negociaram significados como “ser, fazer e atuar diferente” versus a gerência de diversos sentimentos. Identificamos que as intencionalidades guiaram os diferentes usos das TIC com transições entre usos habituais e inovadores que permitiram aos professores desenvolver camadas de mediações simultâneas no decorrer da atividade conjunta. Em razão da análise docente sobre os resultados alcançados, sentidos nas interações estabelecidas entre professores, estudantes e conteúdos/tarefas de aprendizagem, foi que as TIC agregaram valores distintos ao processo de ensino e aprendizagem, categorizados como reprodutor, enriquecedor e transformador. Concluímos que o modo como os professores se reconheceram e se perceberam revelaram movimentos semióticos fundamentais ao enfrentamento dos desafios pandêmicos, com interações entre posicionamentos do self importantes à construção e reconstrução de suas identidades. Esperamos que nossos esforços tenham sido válidos como contribuição aos estudos de inovação educacional com ênfase na dimensão docente, bem como para a integração das TIC nas práticas docentes favoráveis à nova ecologia de aprendizagem. |
Abstract: | This research articulates the sociocultural matrix of human development, its roots of DynamicSemiotic Cultural Psychology, with the contributions of Dialogism and the Theory of the Dialogical Self. The learning parameters of the new learning ecology which indicate more innovative pedagogical actions to the needs of the new century are added to the theoretical framework. Therefore, we aim to analyze the processes of teacher personal and professional development, linked to a public federal institution of education related to its experiences with ICT for the development of teaching practices, understanding how they were challenged to update their practices in the face of disruptive events, as was the case of emergency remote teaching. To this end, we divided the research into three specific objectives, each one reflecting a phase of the empirical investigation whose design was longitudinal in a mixed-sequential approach in which the first quantitative information was a support to the qualitative choices and analyses. In the first moment (phase 1), we applied a questionnaire to all teachers and performed a descriptive analysis of the data. In the second moment (phase 2), we developed a semi-structured interview script and applied it in an interview situation, carried out individually with four selected teachers from the 116 attendees of the previous phase. At that moment, we took an interpretative approach to analyze the experiences narrated by the teachers, from which we built thematic maps composed of significant themes and sub-themes, inferred from the teachers' narratives. In the third moment (phase 3), these thematic maps, subsidized the realization of workshops, individually done with the same four teachers of phase 2. Considering the qualitative specificities of phases 2 and 3, on the whole, they have set four case studies up. As a result, we have found that teachers' experiences on the uses of ICT, in the context of remote teaching, were felt as experiences of innovation in reference to the alterities and affections involved. Teachers reported using ICT in their pedagogical practices, with actions within the framework of a new learning ecology. However, we have identified development zones that strained actions also regulated by traditional learning parameters. In this scenario, positioning of the self has emerged in which voices negotiated meanings such as “being, doing and acting differently” versus the management of different feelings. We have identified that intentions guided the different uses of ICT with transitions between customary and innovative uses that allowed teachers to develop layers of simultaneous mediations during the joint activity. Due to the teachers' analysis of the achieved results, felt in the interactions established between teachers, students, and learning contents/tasks, it was noted that ICT added distinct values to teaching and learning processes, categorized as reproducing, enriching, and transforming. We have concluded that the way in which teachers recognized and perceived themselves revealed fundamental semiotic movements to face pandemic challenges, with interactions between the positioning of the self, important to the construction and reconstruction of their identities. We hope that our efforts have been valid for contributing to educational innovation studies, with an emphasis on the teaching dimension, as well as for the integration of ICT in teaching practices favorable to the new learning ecology. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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