Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de | - |
dc.contributor.author | Bicalho, Rute Nogueira de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T17:31:38Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T17:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-23 | - |
dc.identifier.citation | BICALHO, Rute Nogueira de Morais. Desenvolvimento e inovação do Self: práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem. 2022. xvi, 268 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43961 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa articulou a matriz sociocultural do desenvolvimento humano, em sua raiz da
Psicologia Cultural da Dinâmica Semiótica, com as contribuições do Dialogismo e da Teoria
do Self Dialógico. Somam-se ao arcabouço teórico, os parâmetros de aprendizagem da nova
ecologia de aprendizagem, os quais indicam atuações pedagógicas mais inovadoras às
necessidades do novo século. Desse modo, buscamos analisar processos de desenvolvimento
pessoal e profissional de professores, vinculados a uma instituição pública federal de ensino,
sobre suas experiências de usos das TIC para o desenvolvimento de práticas docentes,
compreendendo como eles foram desafiados a atualizar suas práticas diante de eventos sentidos
como disruptivos, como foi o caso do ensino remoto emergencial. Para tanto, desmembramos
a pesquisa em três objetivos específicos, cada um refletindo uma fase da pesquisa empírica,
cujo desenho foi longitudinal numa abordagem mista-sequencial, em que as primeiras
informações quantitativas apoiaram as escolhas e análises qualitativas. No primeiro momento
(fase 1), aplicamos um questionário a todos os professores e fizemos uma análise descritiva
dos dados. Totalizamos 116 professores que responderam integralmente ao questionário e, por
isso, foram considerados, nessa fase, participantes de pesquisa. No segundo momento (fase 2),
desenvolvemos um roteiro de entrevista semiestruturado e o aplicamos em situação de
entrevista, realizadas individualmente com quatro professores selecionados entre os 116
professores participantes da fase anterior. Nesse momento, assumimos uma postura
interpretativa para analisamos as experiências narradas pelos professores, a partir da qual
construímos mapas temáticos compostos pelos temas e subtemas significativos, depreendidos
das narrativas docentes. No terceiro momento (fase 3), esses mapas temáticos, subsidiaram a
realização de oficinas, conduzidas individualmente com os mesmos quatro professores da fase
2. Considerando as especificidades qualitativas das fases 2 e 3, no conjunto, elas configuraram quatro estudos de casos. Como resultados, encontramos que as experiências docentes sobre os
usos das TIC, situadas no contexto do ensino remoto, foram sentidas como experiências de
inovação por referência às alteridades e aos afetos nelas envolvidos. Os professores relataram
utilizar as TIC em suas práticas docentes, com atuações no marco de uma nova ecologia de
aprendizagem. Contudo, identificamos zonas de desenvolvimento que tensionaram atuações
também reguladas por parâmetros de aprendizagem tradicionais. Nesse jogo de forças,
emergiram posicionamento do self cujas vozes negociaram significados como “ser, fazer e
atuar diferente” versus a gerência de diversos sentimentos. Identificamos que as
intencionalidades guiaram os diferentes usos das TIC com transições entre usos habituais e
inovadores que permitiram aos professores desenvolver camadas de mediações simultâneas no
decorrer da atividade conjunta. Em razão da análise docente sobre os resultados alcançados,
sentidos nas interações estabelecidas entre professores, estudantes e conteúdos/tarefas de
aprendizagem, foi que as TIC agregaram valores distintos ao processo de ensino e
aprendizagem, categorizados como reprodutor, enriquecedor e transformador. Concluímos que
o modo como os professores se reconheceram e se perceberam revelaram movimentos
semióticos fundamentais ao enfrentamento dos desafios pandêmicos, com interações entre
posicionamentos do self importantes à construção e reconstrução de suas identidades.
Esperamos que nossos esforços tenham sido válidos como contribuição aos estudos de
inovação educacional com ênfase na dimensão docente, bem como para a integração das TIC
nas práticas docentes favoráveis à nova ecologia de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e inovação do Self : práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Self dialógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação da aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Salvador, César Coll | - |
dc.description.abstract1 | This research articulates the sociocultural matrix of human development, its roots of DynamicSemiotic Cultural Psychology, with the contributions of Dialogism and the Theory of the
Dialogical Self. The learning parameters of the new learning ecology which indicate more
innovative pedagogical actions to the needs of the new century are added to the theoretical
framework. Therefore, we aim to analyze the processes of teacher personal and professional
development, linked to a public federal institution of education related to its experiences with
ICT for the development of teaching practices, understanding how they were challenged to
update their practices in the face of disruptive events, as was the case of emergency remote
teaching. To this end, we divided the research into three specific objectives, each one reflecting
a phase of the empirical investigation whose design was longitudinal in a mixed-sequential
approach in which the first quantitative information was a support to the qualitative choices
and analyses. In the first moment (phase 1), we applied a questionnaire to all teachers and
performed a descriptive analysis of the data. In the second moment (phase 2), we developed a
semi-structured interview script and applied it in an interview situation, carried out individually
with four selected teachers from the 116 attendees of the previous phase. At that moment, we
took an interpretative approach to analyze the experiences narrated by the teachers, from which
we built thematic maps composed of significant themes and sub-themes, inferred from the
teachers' narratives. In the third moment (phase 3), these thematic maps, subsidized the
realization of workshops, individually done with the same four teachers of phase 2. Considering
the qualitative specificities of phases 2 and 3, on the whole, they have set four case studies up.
As a result, we have found that teachers' experiences on the uses of ICT, in the context of
remote teaching, were felt as experiences of innovation in reference to the alterities and
affections involved. Teachers reported using ICT in their pedagogical practices, with actions within the framework of a new learning ecology. However, we have identified development
zones that strained actions also regulated by traditional learning parameters. In this scenario,
positioning of the self has emerged in which voices negotiated meanings such as “being, doing
and acting differently” versus the management of different feelings. We have identified that
intentions guided the different uses of ICT with transitions between customary and innovative
uses that allowed teachers to develop layers of simultaneous mediations during the joint activity.
Due to the teachers' analysis of the achieved results, felt in the interactions established between
teachers, students, and learning contents/tasks, it was noted that ICT added distinct values to
teaching and learning processes, categorized as reproducing, enriching, and transforming. We
have concluded that the way in which teachers recognized and perceived themselves revealed
fundamental semiotic movements to face pandemic challenges, with interactions between the
positioning of the self, important to the construction and reconstruction of their identities. We
hope that our efforts have been valid for contributing to educational innovation studies, with
an emphasis on the teaching dimension, as well as for the integration of ICT in teaching
practices favorable to the new learning ecology. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:arutebicalho@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|