Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43761
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaGabriellaFloresSeveroFonseca.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Palimpsestos de Cagliostro : tramas literárias e fílmicas de uma personagem de Alexandre Dumas
Autor(es): Fonseca, Maria Gabriella Flores Severo
E-mail do autor: gabriellafloress@hotmail.com
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Coorientador(es): Margel, Serge Dominique
Assunto: Personagens literários
Dumas, Alexandre, 1802-1870 - crítica e interpretação
Transficcionalidade
Literatura - crítica e interpretação
Data de publicação: 19-Mai-2022
Referência: FONSECA, Maria Gabriella Flores. Palimpsestos de Cagliostro: tramas literárias e fílmicas de uma personagem de Alexandre Dumas. 2022. 182 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Algumas personagens históricas tornam-se tão fascinantes a ponto de passarem a circular no campo da lenda e do mito. Como figuras simbólicas, são recuperadas pela literatura, pelo cinema, pelas artes em geral e, a cada nova representação, terão certas convenções evidenciadas. Na sociedade moderna, tornam-se entes midiáticos, sinônimos de objetos de consumo de massa. Este é o caso de Cagliostro, personagem que viveu e ganhou fama no século XVIII. Para compreender a ressonância dessa personagem na cultura, desde aquele século até hoje, foi necessário investigar arquivos históricos, contendo discursos a seu respeito. Essa pesquisa, pautada por uma visão crítica sobre a instância legitimadora dos arquivos, não teve por intuito conhecer a verdadeira personalidade de Cagliostro, mas entender como certas máscaras viajam pela história, levando a transformação de um ente real em ser ficcional. Concomitante a isso, foi necessário conhecer como essa personagem foi recuperada pela literatura, tendo se tornado, entre 1846 a 1855, um super-herói de massa do romance-folhetim, a partir da publicação do ciclo romanesco, que reconta os episódios da Revolução Francesa, Mémoires d’um médecin, de Alexandre Dumas. Comprendeu-se que a personagem elaborada por Dumas, a partir de uma série de convenções pré-estabelecidas nos arquivos, em outras obras literárias, e com o engenho narrativo particular de um dos criadores da técnica folhetinesca, tornou-se midiatizada no cinema por meio da transficcionalidade. Concluiu-se, enfim, que essa figura de ficção sendo constantemente retomada nos arquivos, na literatura, nas artes, passou a habitar definitivamente no imaginário do público.
Abstract: Some historical characters become so fascinating that they start to circulate in the legend and myth fields. The general literature, the cinema and the performing arts recover them as emblematic figures, and in each new representation, these will have certain conventions highlighted. In modern society, they become media entities, synonymous with mass consumption objects. This is the case of Cagliostro, a character who lived and gained fame in the 18th century. To understand the resonance of that character in the culture, since that century, it was necessary to investigate historical archives, containing speeches about him. This research, guided by a critical view of the legitimizing instance of the archives, did not aim to know Cagliostro‟s true personality, but to understand how certain masks travel through history, leading to the transformation of a real being into a fictional being. Simultaneously, it was necessary to know how the literature recovered that character. He became, between 1846 and 1855, a mass superhero of the feuilleton novel, from the publication of the novel cycle, which recounts the episodes of the French Revolution, Memoires d'um médecin, by Alexandre Dumas. It was understood that Dumas created a character, based on a series of pre-established conventions in the archives and other literatures, and with the particular ingenuity of one of the creators of the feuilleton technique, became mediatized in cinema through transfictionality. Finally, this study concluded that this fictional figure started to inhabit definitively the audience‟s imaginary, being constantly taken up in the archives, in the literature, in the arts.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.