Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Maria Gabriella Flores Severo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T21:58:51Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T21:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Maria Gabriella Flores. Palimpsestos de Cagliostro: tramas literárias e fílmicas de uma personagem de Alexandre Dumas. 2022. 182 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43761 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Algumas personagens históricas tornam-se tão fascinantes a ponto de passarem a circular no
campo da lenda e do mito. Como figuras simbólicas, são recuperadas pela literatura, pelo
cinema, pelas artes em geral e, a cada nova representação, terão certas convenções
evidenciadas. Na sociedade moderna, tornam-se entes midiáticos, sinônimos de objetos de
consumo de massa. Este é o caso de Cagliostro, personagem que viveu e ganhou fama no
século XVIII. Para compreender a ressonância dessa personagem na cultura, desde aquele
século até hoje, foi necessário investigar arquivos históricos, contendo discursos a seu
respeito. Essa pesquisa, pautada por uma visão crítica sobre a instância legitimadora dos
arquivos, não teve por intuito conhecer a verdadeira personalidade de Cagliostro, mas
entender como certas máscaras viajam pela história, levando a transformação de um ente real
em ser ficcional. Concomitante a isso, foi necessário conhecer como essa personagem foi
recuperada pela literatura, tendo se tornado, entre 1846 a 1855, um super-herói de massa do
romance-folhetim, a partir da publicação do ciclo romanesco, que reconta os episódios da
Revolução Francesa, Mémoires d’um médecin, de Alexandre Dumas. Comprendeu-se que a
personagem elaborada por Dumas, a partir de uma série de convenções pré-estabelecidas nos
arquivos, em outras obras literárias, e com o engenho narrativo particular de um dos criadores
da técnica folhetinesca, tornou-se midiatizada no cinema por meio da transficcionalidade.
Concluiu-se, enfim, que essa figura de ficção sendo constantemente retomada nos arquivos,
na literatura, nas artes, passou a habitar definitivamente no imaginário do público. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Palimpsestos de Cagliostro : tramas literárias e fílmicas de uma personagem de Alexandre Dumas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dumas, Alexandre, 1802-1870 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transficcionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Margel, Serge Dominique | - |
dc.description.abstract1 | Some historical characters become so fascinating that they start to circulate in the legend and
myth fields. The general literature, the cinema and the performing arts recover them as
emblematic figures, and in each new representation, these will have certain conventions
highlighted. In modern society, they become media entities, synonymous with mass
consumption objects. This is the case of Cagliostro, a character who lived and gained fame in
the 18th century. To understand the resonance of that character in the culture, since that
century, it was necessary to investigate historical archives, containing speeches about him.
This research, guided by a critical view of the legitimizing instance of the archives, did not
aim to know Cagliostro‟s true personality, but to understand how certain masks travel through
history, leading to the transformation of a real being into a fictional being. Simultaneously, it
was necessary to know how the literature recovered that character. He became, between 1846
and 1855, a mass superhero of the feuilleton novel, from the publication of the novel cycle,
which recounts the episodes of the French Revolution, Memoires d'um médecin, by Alexandre
Dumas. It was understood that Dumas created a character, based on a series of pre-established
conventions in the archives and other literatures, and with the particular ingenuity of one of
the creators of the feuilleton technique, became mediatized in cinema through
transfictionality. Finally, this study concluded that this fictional figure started to inhabit
definitively the audience‟s imaginary, being constantly taken up in the archives, in the
literature, in the arts. | pt_BR |
dc.contributor.email | gabriellafloress@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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